/ Notícias / Contador gestor é o futuro da profissão, afirma convidado do Projeto Aproxima da UCPel
Contador gestor é o futuro da profissão, afirma convidado do Projeto Aproxima da UCPel
02.07.2018 | 18:40 | #ciencias-contabeis
Contador gestor é o futuro da profissão, afirma convidado do Projeto Aproxima da UCPel
O terceiro encontro do Projeto Aproxima, promovido pelo curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), recebeu o gerente de controladoria da Associação Pelotense de Assistência e Cultura (APAC), Soilo Conceição. No evento, realizado no dia 29 de junho, o convidado falou sobre O uso das tecnologias na profissão contábil.

Conceição destacou a necessidade do contador se qualificar, visto que os sistemas integrados, utilizados atualmente, fazem praticamente todo o trabalho. Com isso, o mercado está cada vez mais exigente, a procura de profissionais diferenciados. “Antigamente o contador dedicava mais de 90% do seu tempo trabalhando para o governo, fazendo apuração de impostos e cumprindo com as obrigações legais. Hoje os sistemas já fazem isso praticamente de forma automática”.

Com o uso da tecnologia, o profissional contábil deixou de realizar lançamentos, podendo se dedicar a atividades que agregam valor à profissão, como consultorias e análise de dados. De acordo com ele, o futuro da contabilidade está em trabalhar na gestão da empresa, através do levantamento e análise de informações gerenciais. “O contador passa a analisar os números, faz a gestão de custos, de orçamentos, de indicadores e, com isso, auxilia na tomada de decisões”.

O Projeto Aproxima busca mostrar na prática, através da vivência de profissionais convidados, o que os acadêmicos estudam na teoria, sendo um ambiente de inspiração e aprendizado. 

Redação: Manuelle Motta
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?