/ Notícias / Consulta Popular elege projetos prioritários para a região
Consulta Popular elege projetos prioritários para a região
01.07.2016 | 18:41 | #institucional #husfp #edr
Consulta Popular elege projetos prioritários para a região
O processo de Consulta Popular, responsável por definir os investimentos que serão realizados pelo governo estadual, chega a uma nova etapa. Das 7h da terça-feira (5) às 23h59min da quinta (7), cidadãos poderão eleger os projetos que consideram prioritários. Neste ano, a votação será realizada  em meio eletrônico, através do site www.consultapopular.rs.gov.br ou por aplicativo disponibilizado pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) em computadores previamente cadastrados. A Universidade Católica de Pelotas (UCPel), através do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), tem duas propostas à disposição.

O HUSFP, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia,  está inserido no programa da área da Saúde: qualificação e financiamento da rede de atenção, que prevê a aquisição de equipamentos. Para chamar atenção ao projeto, na segunda-feira (4) as duas instituições promoverão a “Caminhada pela Saúde”. A passeata partirá do São Francisco às 10h, pela rua Marechal Deodoro, em direção à Santa Casa.

A proposta do EDR está inserida no programa Ciência e Tecnologia: apoio aos polos, parques e incubadoras tecnológicos. Segundo o coordenador do EDR, Fábio Castro Neves, a proposta prevê a criação de um Laboratório de Prototipagem, a ser instalado no Parque Tecnológico de Pelotas.

Cada cidadão poderá votar em apenas um programa dos 10 incluídos na cédula de votação. O título de eleitor e a carteira de identidade (RG) são documentos que comprovam a habilitação para participar do processo. Nesta etapa da votação popular, a região definirá três ou quatro projetos prioritários e os valores que serão destinados a cada. Serão R$ 50 milhões em recursos para investimento nos projetos escolhidos pela população de todo o Estado.