/ Notícias / Consulado do Uruguai participa de evento do Turismo
Consulado do Uruguai participa de evento do Turismo
20.10.2010 | 18:00
Consulado do Uruguai participa de evento do Turismo

O curso de Tecnologia em Gestão do Turismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove, na noite desta quinta-feira (21), o evento binacional “Uruguay: experiência que conquista!”. A atividade contará com palestra sobre "Serviços Consulares e Turismo", proferida pelo cônsul do Uruguai em Pelotas, Álvaro González Otero. O local da realização será a sala 425 C, no Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373). A atividade começa às 19h30min.

A iniciativa surgiu para dar continuidade ao intercâmbio iniciado em julho desse ano, quando foi realizada uma divulgação da cidade de Pelotas em Montevidéu, por meio de distribuição de folders em hotéis. Através de exposição dos principais destinos turísticos e viagem virtual pelos departamentos do Uruguai, a ideia é mostrar os atrativos turísticos do país.

Para complementar a exposição, o cônsul do Uruguai fará uma explanação sobre os serviços consulares gerais. Além disso, será disponibilizado material publicitário turístico do Uruguai.  De acordo com Otero, esta é uma atividade digna de apoiar. “Estamos perto das férias e muitos brasileiros viajam para o Uruguai. Existem dicas importantes a serem consideradas, pequenas práticas podem atrapalhar uma viagem”, alertou. O cônsul afirma que é preciso planejar, ir ao consulado e se informar para realizar as tramitações com antecedência. “Por estarem próximas da fronteira, as pessoas não tomam consciência de que estão entrando em outro sistema jurídico”, analisou.

Estudo, negócios, investimento, turismo. Diversos casos levam as pessoas ao Uruguai. “O setor da fronteira da aduana precisa ter uma garantia do documento apresentado. Por isso, o consulado realiza a legalização de registros”, disse Otero. O consulado envolve acordo destinado a produzir efeito político, convenções e pactos e se caracteriza pela relação do Direito dos Estados. “As medidas não são atos de autoritarismo, mas são feitas para garantir que as pessoas viajem bem, sem a ocorrência de imprevistos nem criação de problemas”, explicou.

Após a palestra, o espaço será aberto para perguntas do público participante. O evento é direcionado aos acadêmicos de turismo e aos interessados em cultura uruguaia. A entrada é gratuita.

O evento conta com a organização dos acadêmicos Cristina Berne e Raimundo Alexandre de Sousa Júnior e dos professores Daniel Botelho e Cristina Porciúncula do Laboratório de Eventos do curso de Turismo, com o apoio do Consulado do Uruguai.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?