/ Notícias / Conselho Regional de Farmácia realiza reunião na Católica
Conselho Regional de Farmácia realiza reunião na Católica
17.06.2008 | 00:00
Conselho Regional de Farmácia realiza reunião na Católica
A Comissão de Ensino do Conselho Regional de Farmácia reuniu-se neste sábado (14) na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Na pauta, organização de eventos – um, inclusive, em nível de Mercosul – e debates variados. Na oportunidade, o grupo composto por cinco visitantes conheceu a estrutura do curso da Católica e visitou o estande da Universidade na 16ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce).

O grupo discutiu a organização de um congresso estudantil em Passo Fundo, que ocorre em setembro. A partir de proposta da UCPel, acatada pelo Conselho, durante o evento haverá reunião da presidência dos Diretórios Acadêmicos (DAs) das universidades gaúchas com a presidência do Conselho. Além desta reunião, haverá encontro entre os coordenadores de cursos de Farmácia no estado, que debaterão a respeito da ação da área em relação à comunidade. “É um ganho para estimular a participação estudantil, e integrar a comunidade acadêmica com o Conselho. Além, também, de motivar o contato com os cursos do interior”, avaliou o coordenador do curso de Farmácia da UCPel, professor William Peres. Em 2009, em local ainda a ser definido, haverá o Pharma, encontro que debaterá a profissão farmacêutica no Mercosul, promovido pelo Conselho.

A resolução RDC 67/07 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que regulamenta e limita as atividades das farmácias de manipulação, também foi discutida na reunião. De acordo com Peres, o grupo debateu o assunto do ponto de vista dos estágios, já que a resolução limita o funcionamento das Farmácias-escola, em função de que boa parte dos produtos são elaborados pelos alunos, com supervisão dos farmacêuticos responsáveis, e, de acordo com a nova proposta, são itens que só poderão ser elaborados com receituário médico.

Os visitantes conheceram o curso da Católica, cuja proposta de eixos temáticos despertou curiosidade. Alcoolismo e outras drogas, diabetes, hipertensão, neoplasia (câncer), imunossupressão, doenças sexualmente transmissíveis e doenças do sistema nervoso central são pontos fortemente trabalhados no curso da UCPel. “Isso despertou muito o interesse da Comissão, porque somos o único curso da região com essa proposta. Além disso, o projeto de Toxicologia Ocupacional para Bombeiros e as visitações que temos feitos em municípios vizinhos para mostrar o trabalho do curso também chamou a atenção deles”, afirmou o coordenador.

Estiveram presentes no encontro a coordenadora da Comissão de Ensino, Tassiana Grandi, a secretária da Comissão, Karen Zazulak, a Conselheira Carmen Pilla e os integrantes da Comissão Marco Dornelles e Michele Bittencourt. Participaram também da reunião a professora da UCPel Iraci Pacholski, e duas integrantes do Diretório Acadêmico (DA) do curso de Farmácia, Liziane Raquel Beckenkamp e Fernanda Rodrigues Paludo. “Achei muito interessante participar dessa reunião. É preciso integrar os alunos com os assuntos do curso, e assim pudemos dar nossa opinião e debater.
Essa atitude mostra que eles estão abertos para escutar os alunos e trocar idéias, para que possamos melhorar juntos”, disse Liziane.

Hoje (17), às 18h30min, ocorre também na Católica a reunião do Sindicato dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul.

conselhoum.jpg
Grupo visitou o espaço da Católica na Fenadoce

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?