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Conheça os Professores Titulares - Vilson Leffa
Conheça os Professores Titulares - Vilson Leffa
Sete professores da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) subiram ao mais alto posto da carreira docente na instituição. Seguindo uma possibilidade criada no novo Plano de Carreira da categoria - aprovado pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro) -, o grupo precisou cumprir uma série de requisitos que estão relacionados à sua história de vida, produção científica e contribuição para a academia. Todos eles são unânimes: a ascensão a professor titular representa um reconhecimento a todo o seu trabalho.

Para participar das bancas de progressão, é necessário cumprir os requisitos de exercício de pelo menos dois anos na UCPel, classe de Professor Adjunto IV;  Avaliação de Desempenho Docente igual ou superior a 1.340 pontos; título de doutor e a existência de vagas. 

Conheça, abaixo, um pouco mais sobre Vilson Leffa.

Vilson Leffa 
Apaixonado pelo estudo das línguas, o professor Vilson Leffa vem de uma trajetória inversa à grande maioria de docentes: primeiro trabalho (dando aulas em cursos de línguas – mesmo antes de entrar para a graduação, Leffa já era fluente na língua inglesa) para depois a busca por formação. Após anos de prática docente, a graduação em Letras na UNISINOS foi o início de uma trajetória acadêmica extremamente bem sucedida, que prosseguiu com a realização de mestrado em Letras na UFSC e, em seguida, doutorado na Universidade do Texas (Estados Unidos da América), em Austin no ano de 1984. O pós-doutorado foi feito na Universidade de Bristol (Inglaterra) e concluído em 1990. Hoje é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

Antes de dar aulas na UCPel (iniciou em 1995), foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa é uma das coisas a que mais gosta de se dedicar. Um dos temas que vem ganhando sua atenção atualmente é a produção de materiais didáticos para o ensino de línguas on-line. “Sou uma pessoa de vários interesses e quando sinto que um tema se esgota passo para outro. Muitos veem isso como um defeito, achando que o pesquisador deve associar seu nome a uma linha de pesquisa para o resto da vida, mas eu acho que é uma qualidade”, diz. 

Por entender que nenhuma teoria sozinha pode dar conta de explicar a realidade, o interesse pela Teoria da Atividade, com base em Vygotsky, do Pensamento Complexo e do Caos, foi exposto em dois textos: Transdisciplinaridade no ensino de línguas: a perspectiva das Teorias da Complexidade, de 2006 e Vygotsky e o ciborgue, em 2009.

Na área acadêmica, tem cerca de 50 artigos em periódicos, 30 capítulos de livros, dez livros organizados e mais de cem trabalhos publicados em anais, tratando de temas voltados para a educação como autonomia da aprendizagem, ensino da leitura, produção textual, o léxico na aprendizagem de línguas, interação na sala de aula, produção de materiais didáticos, política de línguas e formação de professores. 

Um dos seus livros mais citados é Aspectos da Leitura: Uma Perspectiva Psicolinguística, publicado em 1996, mas escrito em 1986. “Ficou na gaveta dez anos, por falta de persistência minha em tentar a publicação depois de ter sido rejeitado duas vezes. Aprendi depois que é preciso insistir; há muitos best-sellers que foram rejeitados mais de dez vezes”, complementa. O segundo mais citado, publicado em 1994, foi Autonomy In Language Learning

Leffa orgulha-se de ter ajudado a divulgar o trabalho de outros pesquisadores. “Comecei organizando congressos, no tempo em que trabalhava na UFRGS e depois aqui na UCPel”. Foi fundador da revista Linguagem & Ensino, organizou vários livros, reuniu trabalho de colegas e compilou o CD TELA (Textos em Linguística Aplicada), em quatro edições, a última com mais de 5 mil textos, incluindo 23 anais de congressos, 22 livros, todas as edições de Linguagem & Ensino, 214 dissertações de mestrado e 170 teses de doutorado. 

Para o professor, o reconhecimento pela UCPel de professor titular é importante pelas portas que abre na academia. “É um reconhecimento que vai além de minha pessoa e além da própria Universidade, na medida em que incluiu avaliadores externos, que perceberam a seriedade e profissionalismo na organização do concurso”, diz. Mais informações sobre o professor Leffa podem ser obtidas aqui

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