/ Notícias / Conheça os Professores Titulares - Carmen Matzenauer
Conheça os Professores Titulares - Carmen Matzenauer
Sete professores da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) subiram ao mais alto posto da carreira docente na instituição. Seguindo uma possibilidade criada no novo Plano de Carreira da categoria - aprovado pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro) -, o grupo precisou cumprir uma série de requisitos que estão relacionados à sua história de vida, produção científica e contribuição para a academia. Todos eles são unânimes: a ascensão a professor titular representa um reconhecimento a todo o seu trabalho.

Para participar das bancas de progressão, é necessário cumprir os requisitos de exercício de pelo menos dois anos na UCPel, classe de Professor Adjunto IV;  Avaliação de Desempenho Docente igual ou superior a 1.340 pontos; título de doutor e a existência de vagas.

Conheça, abaixo, um pouco mais sobre Carmen Matzenauer.

Carmen Lúcia Barreto Matzenauer
A trajetória da professora sempre esteve ligada à sala de aula. Vinda de uma família que valorizava a docência e sendo aluna exemplar, Carmen Matzenauer seguiu a carreira na área de Letras por admiração a uma tia que tinha esta profissão. Fez o então Curso Normal - hoje Curso de Magistério e ingressou, em 1968, na Universidade Católica de Pelotas como estudante de Licenciatura Plena em Letras - Português/Inglês. No segundo ano de graduação, começou a trabalhar como professora de inglês. Lecionou em escolas particulares e públicas. Também possui formação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Foi no ano de 1978 que surgiu a possibilidade de um grande salto profissional: o ingresso na docência universitária, como professora da UFPel. Em 1982, assumiu a direção do Instituto de Letras e Artes da instituição. Foi, também, coordenadora do curso de Letras.

Cursou mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na área de concentração em Linguística Aplicada.

Durante os estudos de pós-graduação, interessou-se pela área da Fonologia, campo até então incipiente.

Em janeiro de 1994, ingressou na UCPel como docente do Mestrado em Letras, que iniciava naquele ano. Em 1997, assumiu a coordenação do curso, cargo de liderança que ocupou por mais de 16 anos, quando deixou a coordenação para continuar seus estudos em pós-doutorado. Nesse período, o curso foi reconhecido pela CAPES e evoluiu, dando espaço para a criação do doutorado, que obteve a nota 5, que mantém até hoje.

Carmen foi a orientadora da primeira dissertação de mestrado da UCPel, defendida em 1996. Aqui, pôde dedicar-se à pesquisa em âmbito de pós-graduação, desenvolver projetos, publicar e ampliar sua inserção no universo acadêmico do Brasil e do mundo.

Seu destaque na área de pesquisa lhe propiciou acesso a três atividades importantes. É membro da Comissão Científica da UCPel e também foi membro do Comitê Assessor de Artes e Letras da Fapergs e do Comitê de Assessoramento de Letras e Linguística do CNPq. De 2011 a 2012, foi também coordenadora deste Comitê - são duas pessoas escolhidas em todo o país -, em função do desempenho como docente e pesquisadora.

É pesquisadora de nível 1B do CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Fonética e Fonologia, e atua principalmente com Aquisição da Fonologia, Fonologia do Português, Fonologia Clínica, Fonologia Autossegmental e Teoria da Otimidade.

Para a professora, a progressão a titular é um passo importante para a própria Universidade e para o corpo docente, já que abre a possibilidade de que venham a ascender ao nível mais alto da carreira do magistério. "É um reconhecimento da capacidade dos docentes dessa instituição", pontuou.