/ Notícias / Conheça o trabalho do assistente social
Conheça o trabalho do assistente social
27.10.2015 | 17:33 | #servico-social
Conheça o trabalho do assistente social
Assistente Social é o profissional que é formado em Serviço Social e que tem Registro no Conselho Regional de Serviço Social. São profissionais que atuam na defesa dos direitos sociais da população através do acesso às políticas sociais.

Como o assistente social atua?

assistencia_social.jpgO trabalho acontece na análise, elaboração, coordenação e execução de projetos e programas vinculados à saúde, educação, trabalho, previdência social, assistência social, entre outras áreas. Outro segmento importante de atuação dos assistentes sociais é a produção do conhecimento sobre a realidade social das comunidades, trazendo dados que qualificam o atendimento à população.

Locais possíveis de trabalho

direitos_humanos.jpgPodem trabalhar como servidores públicos, no sistema prisional, junto ao judiciário, em organizações não governamentais, hospitais, escolas, empresas, institutos de pesquisa, sindicatos, junto aos movimentos sociais e, ainda, como autônomos. Além, é claro, da docência, formando outros assistentes sociais.

Os assistentes sociais atuam diretamente junto à população, buscando garantir o acesso a serviços públicos de qualidade, a defesa dos direitos humanos e o fortalecimento do exercício da cidadania. São compromissados com a justiça social e garantia de direitos a toda população.

A UCPel oferece a graduação em Serviço Social

servicosocial.jpgO curso de Serviço Social da UCPel é o mais antigo do interior do estado do Rio Grande do Sul e tem 53 anos de história, formando profissionais que estão trabalhando em todo o país. Vinculado ao curso de Graduação, há o Programa de Pós-Graduação em Política Social, com cursos de Mestrado e Doutorado.

O corpo docente do curso é qualificado e há possibilidades de participação em atividades extraclasse desde o ingresso no curso. Há projetos de pesquisa, de extensão, grupos de estudos, rodas de conversas e eventos variados que possibilitam aos alunos a participação no cotidiano da intervenção profissional do assistente social durante todo o processo de formação.