/ Notícias / Conheça 12 egressos do Jornalismo da UCPel que estão fazendo sucesso na TV
Conheça 12 egressos do Jornalismo da UCPel que estão fazendo sucesso na TV
05.11.2015 | 18:43 | #jornalismo
Conheça 12 egressos do Jornalismo da UCPel que estão fazendo sucesso na TV
A lista poderia ser muito maior, é verdade. Afinal, o curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) tem 57 anos de tradição e já formou centenas de profissionais que estão muito bem colocados no mercado. Uma das áreas de destaque é a televisão. A seguir, veja 12 ex-alunos nossos que têm nos representado muito bem nesse meio de comunicação.


1. Cristiane Silva, repórter no programa Mistura com Rodaika, da RBS TV


Atualmente repórter da RBS TV, Cristiane começou fazendo estágio voluntário na TV UCPel, onde apresentou programas, como o de entrevistas Arena e o musical Acorde, ambos ao vivo. “Dentro da universidade foi essencial poder aproveitar os espaços para experimentar, os estúdios, as câmeras...”, relatou. “Toda essa vivência acadêmica foi super importante para minha formação e para não chegar muito ‘crua’ no mercado”. Cristiane trabalhou na Rádio Atlântida no início de sua carreira e, depois, foi para a TV COM. Já na RBS, passou pelo Esporte e pela Previsão do Tempo nos jornais Bom Dia Rio Grande, Jornal do Almoço e RBS Notícias. 


2. Marta Gomes, apresentadora e repórter na RIC TV Record Florianópolis


O interesse pela carreira no telejornalismo começou ainda na infância. Então, aos 16 anos, quando adentrou o universo acadêmico, Marta Gomes já sabia que caminho seguir. Na Universidade, desenvolveu atividades na TV UCPel e, depois de formada, foi apresentadora e repórter do Jornal do Almoço, na RBS TV Pelotas. Em 2005, mudou-se para Santa Catarina e atuou em dois programas da emissora da Universidade de Blumenau, FURB TV, afiliada do Canal Futura, com participação na programação nacional. Quatro anos mais tarde, em Florianópolis, passou pelo SBT SC e, logo após, ingressou na RIC TV Record, onde participou de diversos programas da grade. Hoje, Marta é âncora do matinal SC no Ar e repórter do Jornal do Meio-Dia.


3. Camila Martins, apresentadora da Previsão do Tempo na RBS TV


Um veículo de comunicação completo e encantador. É assim que Camila Martins, a “moça do tempo” da RBS TV, formada pela UCPel desde 2010, define a televisão. “Você tem a possibilidade de entrar ao vivo na casa das pessoas de onde as coisas acontecem. É adrenalina pura! Sem falar nas ferramentas para contar uma história, a imagem, o texto, a narração... Tudo isso passa uma mensagem que requer cuidado e inteligência. Impossível não se apaixonar por fazer TV!”, disse ela que, também, começou na TV UCPel, onde atuou como cinegrafista, produtora, editora, repórter e apresentadora do UCPel Notícias. Ainda durante a graduação, Camila foi repórter nas TV’s Nativa e Pampa, em Pelotas.


4. Daniel Vasques, apresentador do jornal Segunda Edição, da TVE/RS


Ele não apenas concluiu o curso de Jornalismo na Católica em 2006, mas, ainda fez aqui pós-graduação em Ciências da Comunicação, no ano seguinte. Daniel Vasques diz que sempre gostou de televisão, mas achava que trabalharia nos bastidores, nunca na frente das câmeras. Até que, no ano de 2008, enquanto produzia uma campanha eleitoral em Pelotas, conheceu uma apresentadora que morava em Brasília e foi convidado para ser repórter do programa do Ministério Público do Trabalho, na capital federal. “Três meses depois, ingressei na TV Record/DF onde permaneci por quatro anos. Também atuei no SBT e TV Justiça, sempre como repórter. No início de 2015, após um ano viajando pelo Canadá, onde estudei inglês, voltei ao Rio Grande do Sul, após convite do diretor de jornalismo da TVE, com o desafio de apresentar o principal telejornal da emissora”, relatou.


5. Rodrigo Cordeiro, repórter e editor de Esporte na RBS TV Caxias do Sul


Depois de fazer estágio voluntário na TV UCPel, entre 2000 e 2002, Cordeiro teve a chance de estagiar na RBS TV Pelotas. Lá, trabalhou até 2007 em diversas funções – repórter, editor e apresentador do Jornal do Almoço e RBS Notícias. Quando foi transferido para Caxias, passou a trabalhar exclusivamente com esporte. Entre 2010 e 2012, atuou como repórter, editor de texto e apresentação do RJ TV 1ª Edição, na Inter TV Alto Litoral, afiliada da Rede Globo em Cabo Frio/RJ. Ao retornar à Serra Gaúcha, assumiu a edição e apresentação do RBS Notícias. Desde janeiro, é repórter e editor de Esporte da emissora. “Seguir essa profissão foi um caminho natural e a realização de um grande sonho!”, disse.


6. Marcelo Prata, produtor de reportagem do programa Esporte Espetacular, da Rede Globo


Não é exagero dizer que Marcelo Prata começou precocemente sua carreira na televisão. Aos 12 anos, ele bateu na porta da TV Cidade – antiga STV, que ficava perto de sua casa – e pediu para trabalhar lá como repórter-mirim. “Anos mais tarde, já na universidade, apresentei o programa Conexão, pelo Colégio São José, na TV Nativa, que transitou como afiliada do SBT, Record News e Record. Isso durou até 2008”. Nesse mesmo período, Prata integrou uma das formações do programa Fora do Ar, da TV UCPel, e participou da Operação Charrua pela Universidade, o maior teatro de guerra da América Latina. “Sou daquela geração perdida do final dos anos 1980 em que a TV foi a babá eletrônica, o típico bebê daqueles que a mãe deixava no carrinho na frente da TV durante horas. Deve ter acontecido alguma lavagem cerebral nesse nível”, disse, ao explicar ironicamente sua relação de amor com a telinha.


7. Rafael Varela, repórter da TV Assembleia/RS


Os telejornais estão no topo da lista de programas preferidos de Rafael Varela desde os seus sete anos. “Lembro de brincar de entrevistar as pessoas em aniversários, por exemplo, com um microfone da Xuxa, que era da minha irmã. Eu curtia muito fazer aquilo. Também, brincava de apresentar jornal. Na casa de uma tia, em Porto Alegre, tinha uma cadeira giratória que era a minha preferida, porque eu podia me embalar de um lado pro outro, imaginando posições de câmera. Sempre falava pros meus pais que seria jornalista!”, relembrou. Varela passou pela TV Nativa, entre 2008 e 2011, onde foi repórter, apresentador e coordenador de Jornalismo. Depois foi para a Ulbra TV, afiliada da TV Cultura, onde trabalhou como repórter. Em seguida, na TVE, afiliada da TV Brasil, exerceu a função de coordenador de programação. Desde fevereiro de 2015, está na TV Assembleia que, ocasionalmente, gera material para a TV Câmara e a TV Senado, de Brasília. Ele também é um dos repórteres do programa Espaço Público, que veicula em cadeia pela TVE, para todo Rio Grande do Sul, pela manhã.


8 . Maíra Gatto, apresentadora e editora de Trânsito e Tempo na RBS TV


Maíra começou sua carreira fazendo estágio voluntário na TV UCPel. Trabalhou, ainda, na TV Pampa, afiliada da Record na época, como repórter, apresentadora e chefe de redação. Durante três anos, fez a cobertura política e econômica na RBS TV Brasília. Em 2012, voltou para Porto Alegre, apresentando o Teledomingo e, agora, integra a equipe do matinal Bom Dia Rio Grande, ao lado do marido, Léo Saballa Jr. “Quando entrei para a universidade, queria ser jornalista de qualquer área, não tinha uma preferência. Acabei sendo selecionada para um estágio na TV UCPel e, no dia a dia, aprendendo com o pessoal, fui me interessando mais pelo jornalismo de TV. Cheguei a transitar por outros tipos, como o impresso, e até mesmo rádio, quando era repórter multimídia em Brasília”, disse. “Embora goste todas as áreas, me apaixona a complexidade da televisão. São muitos fatores para uma reportagem dar certo, para um jornal ir ao ar. Ainda mais como fazemos, ao vivo, durante uma hora e meia. Além de ser uma oportunidade incrível de falar com um grande público, de forma direta e até com uma certa intimidade, como se a gente fosse ‘de casa’. O retorno do nosso trabalho também é muito bom e motiva!”.


9. Rafael Machado, repórter do Programa do Gugu, na TV Record


O interesse por TV começou muito cedo, já que, desde criança, Rafael Machado considera-se um apaixonado pelo meio. “Foi um caminho natural, eu acho. Ainda pequeno, eu adorava brincar com a câmera dos meus pais e simular que estava em algum programa de TV”, contou. Na época da escola, Machado ajudou a desenvolver o telejornal da instituição em que estudava, que era transmitido nas salas de aula. Logo depois, foi cursar Jornalismo na UCPel, onde teve as primeiras oportunidades. Hoje, ele é repórter do programa do Gugu e, também, atua como apresentador da TV Record, em São Paulo. Em sua trajetória, começou com estágio na TV UCPel, passou pela Furg TV e foi para a TV Nativa, Rio Grande. “Assim que me formei, me mudei para Porto Alegre e desempenhei as funções de repórter e apresentador na TV Pampa, afiliada da Rede TV!. Três meses depois, retornei para a Record RS, na capital gaúcha. Fiquei lá por quase quatro anos. Desenvolvi reportagens para todos os telejornais da casa e apresentei o principal jornal da emissora, o Balanço Geral, nas férias do meu amigo Alexandre Mota. No início deste ano, fui convidado a passar uma temporada em São Paulo e acabei ficando. Estou morando aqui há seis meses e já tive grandes oportunidades, como substituir Reinaldo Gottino na apresentação do Balanço Geral SP e ancorar o Bloco de Notícias do Programa do Gugu”.


10. Patrícia Cavalheiro, repórter da RBS TV Porto Alegre e da Globo RS


A carreira da egressa de Jornalismo da UCPel Patrícia Cavalheiro teve início em Pelotas, no ano de 1994, quando ingressou na RBS TV. Depois disso, chegou a trabalhar no SBT, no Paraná, e no Canal Rural, TV COM e RBS TV, em Porto Alegre. Na afiliada da Globo, passou, também, pela sucursal de Brasília, por dois anos. “Agora estou de volta a Porto Alegre, fazendo matérias para a TV Globo e para os telejornais locais”, comentou. “Meu interesse por jornalismo começou desde cedo. Fui uma criança muito curiosa e nas minhas brincadeiras de infância já me divertia atuando como repórter. Nunca quis fazer outra coisa”.


11. Marcelo Pires, repórter do Globo Esporte


O ano era 2007 e ele tinha 17 anos de idade. Quando abraçou a oportunidade de ser cinegrafista na TV UCPel, Marcelo Pires, na verdade, sequer imaginava que era apenas o começo de uma promissora carreira. Lá, ele aprendeu um pouco de todas as etapas de produção jornalística para TV. “Fui cinegrafista, editor de imagem, editor de texto, repórter, apresentador, comentarista...”, enumerou. Em 2008, fez seu primeiro freelancer para a RBS TV Pelotas, onde, também, atuou como cinegrafista, estagiário de reportagem e produtor comercial. Depois da formatura, em 2012, deixou a emissora em Pelotas e foi para a sucursal de Erechim, como repórter. Cinco meses depois estava em Caxias como repórter e editor de esportes. Em julho do ano passado, foi transferido para a RBS Porto Alegre e, desde então, atua, basicamente, como repórter do programa Globo Esporte. Além disso, faz reportagens para outras atrações da RBS, SporTV e Rede Globo.


12. Marcelo Cosme, repórter de Política na Globo News


Cosme formou-se em Jornalismo pela UCPel e tem 16 anos de carreira. Começou trabalhando na sucursal da RBS TV em Rio Grande, sua cidade natal, e, logo após, foi transferido para Porto Alegre e Brasília. Por um ano e meio foi repórter do Jornal da Band, também na capital federal. Há cinco anos, faz reportagens para a Globo News, cobrindo, principalmente, pautas políticas, como os desdobramentos da Operação Lava-Jato. Eventualmente, matérias suas são exibidas em telejornais da Rede Globo, como o Jornal Hoje e o Jornal Nacional. No mês de agosto, Cosme visitou a UCPel e palestrou o tema Reflexões sobre Jornalismo e Crise Política para dividir um pouco de sua experiência com acadêmicos.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?