/ Notícias / Congresso de saúde na Califórnia tem representação da UCPel
Congresso de saúde na Califórnia tem representação da UCPel
O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (PPGSC/UCPel) foi representado no Clinical Nutrition Week 2015, congresso organizado pela American Society of Parenteral and Enteral Nutrition (ASPEN) – ou Sociedade Americana de Nutrição Parenteral e Enteral, em tradução livre –, no mês de fevereiro. A professora Maria Cristina Gonzalez participou do evento ocorrido em Long Beach, na Califórnia, apresentando dois trabalhos em forma de pôster e ministrando palestra.

Um dos trabalhos apresentados foi originado da dissertação de Mestrado da aluna do PPGSC Rafaela Bergmann, da qual Maria Cristina foi orientadora. O estudo tem como título Síndrome metabólica e câncer de mama feminino: Um estudo de caso-controle no Sul do Brasil. O outro estudo foi Utilidade do ângulo de fase para avaliar a qualidade do músculo esquelético em adultos jovens e idosos, realizado em parceria com o médico Steven Heymsfield e a equipe do Pennington Biomedical Research Center, da Universidade do Estado de Louisiana, nos Estados Unidos.

A importância de todo paciente com câncer ter um acompanhamento de seu estado nutricional e composição corporal foi o foco da palestra proferida pela professora, sob o título Composição corporal pode prever o resultado do paciente com câncer?. “O câncer pode promover uma perda de massa magra (principalmente massa muscular), que pode levar a uma pior resposta do paciente a qualquer tipo de tratamento”, explicou Maria Cristina.

Participação
A professora do PPGSC/UCPel também foi convidada para ministrar uma palestra no 1º Simpósio Internacional de Terapia Nutricional, 1º Encontro de Nutrição em Pacientes Graves e 3º Encontro Científico de Nutrição, eventos promovidos concomitantemente pelo Hospital Albert Einstein, nos dias 10 e 11 de abril, em São Paulo. Na oportunidade, ela falará sobre sua principal área de pesquisa, que é a avaliação da composição corporal e os métodos utilizados.

Na Católica, Maria Cristina Gonzalez também é professora do Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente.