Teve início nesta quarta-feira (4), no Auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o XI Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção (CSBSP). Realizado pela primeira vez no Rio Grande do Sul, o evento conta com a participação de pesquisadores, técnicos, professores e estudantes, que submeteram mais de cem trabalhos científicos aprovados e serão exibidos até o encerramento do congresso na sexta- feira (8). Palestrantes convidados especialmente para o evento discutirão a temática desta edição, que trata A Abordagem sistêmica e sustentabilidade: produção agropecuária, consumo e saúde. O congresso é promovido pela Embrapa Clima Temperado em parceria com diversas instituições e universidades.
No congresso serão debatidos temas que abordam a Alimentação e a Agricultura Familiar, com apresentações orais e em pôsteres. A organização dividiu as apresentações em quatro temas: Fundamentos teórico-metodológicos da abordagem sistêmica aplicada à agricultura; Segurança alimentar e agricultura familiar; Processos de inovação camponesa e teias sociotécnicas locais; e Abordagem sistêmica aplicada ao desenvolvimento rural sustentável.
O evento conta com a participação de dois renomados pesquisadores. O professor de Economia Ecológica da Universidade de Vigo (Espanha), Xavier Simón Fernández. Ele esteve durante a semana na Embrapa interagindo com a equipe de pesquisa e palestrou para o grupo sobre a Importância da Agricultura Familiar na Produção de Alimentos Local. Xavier ressaltou o quão importante é a cadeia curta de comercialização, que são os mercados de proximidade ao possibilitar o desenvolvimento local. No Congresso, ministrará a palestra Sustentabilidade e Cadeia Agroalimentar: a demanda do setor público como mecanismo de transformação dos sistemas agroalimentares locais e globais. Já Marcel Mazoyer, professor emérito de Agricultura Comparada e de Desenvolvimento Agrícola do Instituto Nacional Agronômico Paris-Grignon (França), falará sobre Contribuições da Abordagem Sistêmica no Estudo da Agricultura e para o Desenvolvimento Rural dentro da Conferência sobre Abordagem Sistêmica e Segurança Alimentar.
Visitas técnicas
No sábado (9) serão disponibilizadas aos congressistas duas visitas técnicas como alternativa para uma programação paralela ao evento. A visita I será na Estação Experimental de Cascata da Embrapa e a Visita II será na propriedade agroecológica da Família Scheer, ambas no mesmo horário, das 8h às 14h, no valor de R$ 30, com almoço incluso. Para mais informações, é possível acessar a programação completa no
site.
Texto: Assessoria de Comunicação da Embrapa