/ Notícias / Conecta - Tecnologia para Seniores, incubada do Ciemsul/UCPel é selecionada pelo InovAtiva
11.10.2023 | 11:10 | #edr

A startup Conecta - Tecnologia para Seniores incubada no Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi selecionada pelo InovAtiva Brasil no segundo semestre de 2023. Das 700 candidatas, 200 startups foram escolhidas, com a Conecta sendo a única da região sul do RS. As empresas serão auxiliadas a melhorar e padronizar seus processos de operações.

O InovAtiva Hub é um conjunto de ações e programas dedicados a impulsionar os ecossistemas de empreendedorismo inovador brasileiros. Realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Federal e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Mais de 14 mil empreendedores do país já foram impactados pelas iniciativas do programa.

De acordo com Alexander, criador da Conecta, a startup se inscreveu no InovAtiva ao ser informada pelos coordenadores do Ciemsul, e mostrou o seu trabalho através de formulários, mídias e entrevistas. Entendendo a sua seleção como uma corroboração da escalabilidade da sua ideia e uma oportunidade de acelerar o desenvolvimento da empresa, a Conecta pretende usufruir ao máximo das ferramentas disponibilizadas para expandir suas atividades.

Para Rafael Damé, da Administração Coordenadora do Ciemsul, a seleção de uma empresa que a instituição está incubando é uma comprovação da qualidade do seu serviço. Também é uma referência para as outras startups que estão sendo incubadas de como representar a UCPel é um diferencial na busca de qualificações para os seus negócios.

Tendo trabalhado com o letramento digital do público 50+ por 4 anos, a Conecta percebeu o potencial do seu trabalho em 2022, devido ao tamanho desse mercado e o quanto ele está desassistido em relação à educação tecnológica. Alexander diz “sermos escolhidos é um grande passo em nossa missão de tornar a tecnologia mais acessível à terceira idade”. A sua seleção foi anunciada no dia 4 de setembro.

Por Inácio Maron