/ Notícias / Comunidade avalia projetos de extensão na Católica
Comunidade avalia projetos de extensão na Católica
23.10.2007 | 00:00
Comunidade avalia projetos de extensão na Católica

Representantes da comunidade estiveram presentes no dia 23 na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) como convidados a avaliar os projetos de extensão apresentados em pôster durante o 16º Congresso de Iniciação Científica, que engloba a 6ª Mostra de Pós-graduação e a 3ª Mostra de Extensão. A proposta é de trazer a comunidade para dentro da Universidade, já que a extensão caracteriza-se como uma prestação de serviços à sociedade.

O projeto “Gibiteca”, iniciado neste semestre dentro da proposta Sorrindo Verde, foi um dos apresentados no evento. As alunas do 6º semestre de Química Ambiental Bruna da Cruz Schneid e Gisele Marques Vargas foram as responsáveis. O projeto, direcionado a crianças de seis a nove anos, trabalha com leitura e atividades com gibis. A idéia é desenvolver a consciência ambiental nas crianças, que aprendem com o Chico Bento e o indiozinho Papa-Capim, da Turma da Mônica, entre outros personagens.
“Procuramos trabalhar a questão ambiental, com leituras, desenhos, criação de novas historinhas”, disse Bruna. De acordo com as alunas, apresentar o projeto no CIC é  importante, tanto para mostrar o que é desenvolvido, quando para despertar nos observadores o estímulo à educação ambiental.

Desenvolvido na Vila Princesa, distante 25 quilômetros do centro de Pelotas, o jornal comunitário Folha da Princesa também foi apresentado na mostra. “O jornal é um verdadeiro porta-voz da comunidade. Trabalhamos no projeto a partir das necessidades dos próprios moradores: eles produzem, nós somos os mediadores”, disse a aluna do 6º semestre de Jornalismo, Juliana Recart. Com quase sete anos de existência, o projeto foi também apresentado no evento. “Assim sentimos que o trabalho é valorizado, que ganha espaço na área científico-acadêmica. Essa apresentação faz com que as pessoas pensem na questão, e na importância do jornalismo comunitário”, afirmou.

De acordo com a Pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da UCPel, Vini Rabassa da Silva, o segundo dia de CIC foi destinado à apresentação oral dos trabalhos de pesquisa dos bolsistas e trabalhos de extensão com pôsteres. “Estes projetos são avaliados por uma comissão composta por representantes da comunidade de Pelotas, como imprensa e secretarias municipais, e da comissão externa da Universidade, do Diretório Central dos Estudantes e dos funcionários”, disse.

Cerca de 170 trabalhos, entre pesquisas e projetos de extensão, foram apresentados. No dia 24, a mostra de extensão continua, desta vez com estandes que demonstram as atividades dos projetos.

apresentacao_site.jpg

folha_site.jpg

bruna_e_gisele_site.jpg

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?