Na semana passada, a Justiça Federal de Brasília havia determinado que o Ministério da Educação (MEC) liberasse o sistema para que instituições de todo Brasil pudessem cobrar o percentual maior do que 6,41%. O cumprimento dessa determinação judicial, liberando a trava de 6,41%, somente se efetivou na manhã desta quarta-feira (18/03).
Diante do destravamento do sistema SisFIES, a Universidade Católica de Pelotas procedeu a solicitação da renovação dos aditamentos aos alunos contemplados no FIES, sendo apresentada pelo próprio SisFIES a seguinte mensagem de alerta: “Esta solicitação contempla variação percentual superior a 6,41% em relação ao semestre anterior. Aditamento preliminar confirmado para posterior avaliação do valor pelo MEC".
Concluída a fase de solicitação da renovação, o aluno, automaticamente, recebe mensagem de alerta do FIES, via celular, para “que evite o encerramento de seu contrato de financiamento, acessando imediatamente o SisFIES para fazer a renovação”.
Independentemente do recebimento desta mensagem por celular, e considerando-se o alerta do SisFIES sobre uma possível avaliação do MEC, solicitamos aos estudantes, por prudência e com a máxima urgência, o aditamento e validação de seus contratos, muito embora os prazos oficiais estabelecidos para o comparecimento do aluno.
Confira abaixo o passo-a-passo para validação e finalização do aditamento do FIES
Após a solicitação do aditamento realizada pela Instituição de Ensino Superior (IES), o aluno efetua a validação no SisFIES e providencia a entrega na IES da cópia do comprovante de validação, documento de identidade e comprovante de residência. Assim, a IES gera o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM), que pode ser simplificado ou não simplificado.
Com o DRM sendo simplificado, está finalizado o aditamento.
Com o DRM sendo não simplificado, o aluno tem prazo específico para ir até o agente financeiro (banco) assinar o termo aditivo do contrato de financiamento e entregar à IES a cópia do termo, finalizando assim o aditamento.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (53) 2128-8048 ou 2128-8049.