/ Notícias / COMUNICADO - FIES 2015/2
COMUNICADO - FIES 2015/2
04.08.2015 | 11:15 | #institucional
COMUNICADO - FIES 2015/2
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) comunica a seus alunos e demais interessados que não pôde aderir ao Processo Seletivo do Financiamento Estudantil do Governo Federal (FIES) para oferta de novos contratos neste segundo semestre de 2015. A nova regra impôs às Instituições de Ensino Superior (IES) a adesão a modalidade “sem limitação de recursos financeiros”, conforme o Artigo 3, Parágrafo Único da Normativa nº 08/2015. A UCPel participa do FIES desde 2010 com a oferta limitada de recursos financeiros.

O assunto “FIES” vem sendo tratado em um cenário de incertezas desde o início do ano de 2015, quando novas determinações por parte do Governo Federal foram impostas às IES. Soma-se a situação o não repasse de recursos por parte do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) à UCPel. Recursos esses de contratos já firmados com alunos e serviços já prestados. Até o momento o valor recebido representa apenas 6,8% dos recursos devidos pelo FNDE, no montante de 5 milhões a receber, referentes ao primeiro semestre de 2015.

O fato foi agravado devido a nova portaria de Aditamentos de Contratos do FIES, que estabelece prazo até 31 de outubro para realização dos aditamentos referentes ao segundo semestre de 2015, protelando o recebimento de tais recursos investidos pela UCPel para o fim do ano de 2015 ou início de 2016.

Todas essas circunstâncias aumentam os riscos de comprometimento da operação da Universidade, uma vez que a economia brasileira vive momentos de grandes instabilidades, o que se reflete em todos os setores da sociedade.

Aditamentos de contratos:

Segundo Portaria nº 313/2015 do FNDE/MEC, o processo de aditamento para os alunos que já possuem o FIES inicia dia 10 de agosto. Esses estudantes deverão procurar a Central Financeira da UCPel logo após o recebimento da confirmação de que seus processos foram iniciados e necessitam da presença do aluno para dar seguimento ao protocolo.

Ressaltamos que é de extrema importância o máximo de brevidade da presença do aluno neste processo, de forma a garantirmos que o benefício seja mantido no semestre vigente e não implique em eventuais débitos e cobranças diretas aos alunos.

Acesso à educação

A UCPel é uma instituição comunitária de Educação Superior que, além de servir a sua região com os mais diversos serviços prestados por professores e alunos de seus diferentes cursos, possui dados expressivos de oferta de benefícios a estudantes, como por exemplo as bolsas oferecidas por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) do Governo Federal. Atualmente, cerca de 1,4 mil alunos são beneficiados com esse programa, correspondendo a um percentual de mais de 30% dos estudantes da UCPel, ficando acima do mínimo exigido para instituições filantrópicas. Além disso, são oferecidas bolsas a colaboradores e seus dependentes, bem como a funcionários do Hospital Universitário São Francisco de Paula e Rádio Universidade. Também, uma série de projetos internos possibilitam aos estudantes a geração de renda, como bolsas de pesquisa e iniciação científica, bolsas de extensão, parcerias com o Sebrae, monitorias etc.