/ Notícias / Complexidade da gestão hospitalar é abordada em Aula Inaugural
Complexidade da gestão hospitalar é abordada em Aula Inaugural
29.07.2008 | 00:00
Complexidade da gestão hospitalar é abordada em Aula Inaugural
Na noite do dia 28, os calouros do curso de Gestão Hospitalar da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) puderam ficar frente a frente pela primeira vez com a complexidade de todo o processo de gestão de uma instituição de saúde. Os alunos assistiram a Aula Inaugural com o diretor-executivo do Sistema de Saúde Mãe de Deus, Alceu Alves da Silva, que abordou os cenários da gestão hospitalar, o perfil do profissional, mercado e cuidados com a carreira. Na ocasião, foi apresentada aos presentes a nova coordenadora do curso, professora Solani Hemp.

Alves da Silva começou a explanação salientando que existe espaço no mercado para os profissionais diferenciados. “Gestão Hospitalar é um campo fantástico da Administração, e ao mesmo tempo o menos evoluído, o que abre um grande campo de atuação”, disse. Segundo ele, além de buscar o conhecimento, como fazem os novos universitários, é preciso também que os gestores estejam abertos a ter atitudes e saberes diferenciados, de forma a se destacar. “Temos que estar totalmente sintonizados com o mercado. Só conhecimento técnico não basta para ser um bom profissional. Ter atitude e iniciativa é fundamental”, salientou.

O Brasil conta hoje com 16 milhões de idosos. De acordo com o gestor, em 2050 passarão a 50 milhões. Com o aumento da tecnologia e do processo de prolongamento da vida, Alves da Silva salienta que haverá aumento significativo no número de internações e permanência nos hospitais, já que é esta fase da vida que apresenta mais demanda de cuidados. “Quando falamos em gestão hospitalar, não podemos olhar só para dentro, pois é no ambiente externo que encontramos nossas estratégias”, acrescentou.

Na oportunidade, Alves da Silva falou também sobre a importância da metodologia e instrumentos de gestão para o bom funcionamento da instituição de saúde, com destaque para o orçamento como peça fundamental.

A estrutura de um hospital deve ser, segundo ele, direcionada ao processo médico-assitencial. Da mesma forma, é preciso que todas as áreas estejam integradas e voltadas à atividade-fim, que é a saúde. Para isso, o gestor recomendou aos calouros que, na vida profissional, saiam de suas salas e procurem conhecer cada elemento do hospital. “Como alguém pode fazer bem feito algo que não conhece? Administrador que se preze anda perto dos médicos. É preciso saber como funciona cada área do hospital”, destacou.

Além disso, o palestrante falou sobre humanização e relacionamentos, visão de processos de atendimento, segurança, econômicos e financeiros, compromisso social, qualidade, paixão pelo cliente e dedicação aos resultados.

Olhos no futuro
Durante esta semana, os alunos passarão quatro dias exclusivamente em visitas a todos os setores do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). Antes das aulas teóricas, os estudantes passarão todo este tempo “vivendo” o hospital, assim como o palestrante propôs em sua explanação.

Para os novos alunos do curso de Gestão Hospitalar, a palestra aumentou as expectativas em relação a um trabalho bem feito e ao desenvolvimento profissional no futuro. Funcionário de uma instituição de saúde de Pelotas, Rober Dutra, 29 anos, espera com a graduação qualificar ainda mais sua atuação. “Acho que vai ser bom. Tenho a prática, mas com certeza o conhecimento vem agora. A palestra foi dinâmica e vem ao encontro do que vemos no hospital onde trabalho”, avaliou.

A caloura Gláucia Ferreira, 26 anos, também espera qualificação. “Vou conseguir desenvolver melhor o meu trabalho. A experiência dele [Alves da Silva] valeu para abrir mais os nossos olhos”, disse.

Aula Inaugural da Administração é amanhã (30)
O curso de Administração em Piratini terá sua Aula Inaugural amanhã (30), na Sociedade Recreativa Piratiniense, às 19h. O economista e coordenador do Instituto Técnico de Pesquisa e Assessoria (Itepa) da UCPel, Erli Soares Massaú, será o palestrante. O desenvolvimento regional será o tema abordado. A atividade é aberta ao público e tem entrada gratuita.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?