/ Notícias / Como fazer bonito em uma entrevista de emprego
Como fazer bonito em uma entrevista de emprego
11.03.2016 | 15:45 | #psicologia
Como fazer bonito em uma entrevista de emprego
Está com uma entrevista de emprego agendada? Primeiramente controle sua ansiedade e comece a se planejar. Quanto melhor preparado você estiver, mais probabilidade terá de fazer uma excelente entrevista, o que aumentará suas chances de ficar com o emprego almejado. A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) preparou um roteiro para auxiliar você nesse momento tão importante, através do auxílio da psicóloga Juliana Germano, gestora da Assessoria de Gestão de Pessoas da Universidade, que pontuou algumas dicas baseadas em sua experiência como recrutadora. Confira abaixo: 

1. Dia, horário e o local da entrevista
É preciso ter certeza da data, do local e do horário da entrevista. No caso de alguma dúvida, não hesite em perguntar. Aproveite e verifique o tempo que você leva até o local da entrevista, se há estacionamento próximo ou transporte disponível para chegar no horário agendado.
 
2. Seja Pontual
É muito importante ser pontual. Chegar atrasado em uma entrevista pode demonstrar desorganização e pouco comprometimento, o que causa impressões negativas.

3. Vista-se de forma sensata
Alguns tipos de roupas podem comprometer a imagem de um candidato, tais como: roupas justas, curtas, decotadas, sujas, amassadas, rasgadas ou até mesmo com cores e formatos extravagantes.

4. Prepare-se: verifique o seu currículo, analise sua trajetória profissional e sua experiência
Tente se preparar, revise seu currículo e tenha propriedade da sua trajetória. É comum que o entrevistador faça uma entrevista por competências, na qual será necessário que você resgate e relate situações de trabalho vivenciadas anteriormente projetando-as para serem resolvidas no futuro.  

5. Conheça a empresa e saiba por que quer trabalhar nela
Antes da entrevista, busque conhecer um pouco mais sobre a empresa e o cargo pretendido. Visitar o site ou até conversar com algum funcionário são algumas formas de demonstrar que você pesquisou sobre o seu ramo de atuação e que tem real interesse na vaga.

6. Identifique suas competências para trabalhar nesta posição
Seja sincero com você mesmo. Para se candidatar a uma vaga que exija fluência em inglês, por exemplo, tenha real domínio da língua. Mapear suas habilidades pode ser a melhor estratégia para traçar um paralelo consistente entre seus conhecimentos, experiências profissionais e o perfil exigido pela vaga. 

7. Reflita sobre seus pontos positivos e a desenvolver 
Fale sobre suas habilidades e traços de personalidade que sempre foram elogiados ou destacados em empregos anteriores. Ao falar dos defeitos, procure relatar alguma dificuldade enfrentada e a forma como foi resolvida. 

8. Realize o seu planejamento de vida (curto, médio e longo prazo)
Tenha claro o que deseja ser alcançado a curto, médio e longo prazo e quais serão as estratégias utilizadas para chegar aos objetivos traçados. 

9. Seja você mesmo
Não elabore mentiras ou histórias sofisticadas para querer impressionar. Seja você mesmo e tudo fica bem mais fácil. Os processos seletivos buscam colocar a pessoa certa no lugar certo.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?