/ Notícias / Comitiva uruguaia busca aproximação com a UCPel
Comitiva uruguaia busca aproximação com a UCPel
Os países são vizinhos e podem construir ações próximas com frutos para ambos os lados. Essa foi a tônica do encontro entre a comitiva uruguaia de Rocha e representantes da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) na manhã desta quinta-feira (22). A pró-reitora Acadêmica, Patrícia Giusti, e lideranças das áreas de Turismo, Cultura, Relações Internacionais, Pesquisa e Extensão receberam o grupo, que visita Pelotas para divulgar o turismo no município de Rocha.

O diretor de Turismo de Rocha, Pedro Quartino e o professor da Universidade da República Uruguaia, Oscar Iroldi, falaram sobre as expectativas em torno de estreitar laços com a Universidade. Posição que encontrou coro nos representantes da UCPel. “Fica evidente a vontade de fomentar parcerias na área do Turismo e em outras. Existe uma série de elementos com que a Universidade pode contribuir. Com certeza faremos um bom trabalho juntos”, opinou a pró-reitora.

Iroldi salientou que Rocha é o destino turístico que mais cresce no Uruguai. O principal produto é a dupla sol e mar, mas a intenção é investir mais no ecoturismo, gastronomia e cultura. Junto a isso, deve ser desenvolvido o Observatório Turístico de Rocha. “Necessitamos muito da ajuda da academia e sabemos que a Universidade Católica tem muito prestígio na região, no país, e também na região do Uruguai”, mencionou.

Presente à reunião, o superintendente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fábio Castro Neves, disse que há o entendimento de que só a união poderá alavancar o progresso da região.

Durante as tratativas, Iroldi mencionou eixos de atuação conjunta. Um deles seria a exploração para aproximação, para o qual propôs uma visita da UCPel à Rocha no final do mês. Outro, a presença mais sistemática do município uruguaio no Brasil, o que incluiria ações de educação continuada na Universidade.

A troca de experiências, a formação de pessoas - especialmente as envolvidas no projeto - e os já consolidados convênios da UCPel com a Universidade da República do Uruguai e com a Universidade Católica do Uruguai também foram apontados na reunião.