/ Notícias / Comitê da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina é reativado
29.07.2016 | 10:54 | #medicina
Alunos do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) reativaram o comitê pleno da International Federation Medical Student (IFMSA - Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina). O objetivo da IFMSA e seus comitês é a promoção de estágios clínicos e científicos internacionais aos filiados, além de organizar projetos, seminários e workshops na área da saúde. Uma das principais causas dos filiados da IFMSA é a promoção dos direitos humanos e a paz.

Esse comitê já existia na Universidade, mas estava desativado desde dezembro de 2014. Os alunos que entraram na UCPel no começo de 2016 reativaram a iniciativa. O comitê da Católica é presidido pelo estudante do primeiro ano de Medicina, João Gilberto Wobeto, tendo como vice-presidente interna Marina Zanchi Persson, vice-presidente externa Bárbara Taylor, diretor financeiro Manuçarue Henkes, e secretária-geral Ana Letícia Gorgen. “Fazer parte dessa federação é fantástico. Podemos participar de intercâmbios internacionais, além de constar no nosso currículo que fizemos parte de uma grande instituição”, pontua Wobeto.

Já foram realizadas duas reuniões para captar novos membros ao comitê local, que hoje conta com 64 membros. Além das oportunidades disponíveis, Wobeto conta que fazendo parte da IFMSA é possível promover e incentivar a humanização entre os estudantes. “A Medicina está muito mecanizada. Humanizar todo o processo médico, sendo ativo em projetos sociais, tanto em conscientização quanto em animação de pacientes, com certeza nos transforma em médicos mais humanos e diferenciados”, avalia.

Estão previstas várias atividades que devem ser colocadas em prática pelos membros da IFMSA ainda neste segundo semestre. Entre elas a PalhaçoTerapia, com objetivo de animar pacientes internados, e o CineMed, que focará na exibição de filmes sobre a área da saúde e um debate com profissionais do meio, para o qual todos os acadêmicos serão convidados. Campanhas de conscientização do Outubro Rosa e de conscientização sobre a AIDS são outros exemplos de iniciativas que o grupo pretende desenvolver.