/ Notícias / Comissão da UCPel cria Fórum em Defesa da Soberania Alimentar em Pelotas
Comissão da UCPel cria Fórum em Defesa da Soberania Alimentar em Pelotas
Comissão da UCPel cria Fórum em Defesa da Soberania Alimentar em Pelotas
Em favor do direito humano à alimentação segura e adequada, representantes de entidades e movimentos sociais reuniram-se na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) para o lançamento do Fórum em Defesa da Soberania Alimentar. Proposto pela Comissão em Defesa da Soberania Alimentar da UCPel, a atividade ocorreu na tarde de quarta-feira (18), na sala 306B, no Campus I.

Durante o encontro, com objetivo de legitimar o Fórum em Pelotas, a trajetória em busca de efetivar uma Política de Segurança Alimentar na cidade foi apresentada. Ao fim, a Comissão em Defesa da Soberania Alimentar assumiu a coordenação provisória para desenvolver as próximas ações. Dentre elas, uma nova reunião, no dia 15 de agosto, às 15h, na sala 306B, para discutir o funcionamento do grupo e elaborar a pré-programação para uma audiência pública.

Segundo a integrante da Comissão da UCPel, professora Cristine Jaques Ribeiro, o Fórum tem a intenção de acompanhar e fiscalizar a produção, o consumo e a comercialização do alimento saudável para a população. "Em 2015 encaminhamos um manifesto solicitando uma Política de Segurança Alimentar para Pelotas. Atualmente ela tramita como Projeto de Lei na Câmara de Vereadores", afirma a docente.

Para a também integrante da Comissão e técnica do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC/UCPel), Solaine Gotardo, o Fórum fortaleceu e consolidou a trajetória das entidades que atuam na construção e fomento do tema em Pelotas e região. "Essa constituição assegura um espaço permanente de debate acerca do direito humano de acesso ao alimento", completa.

Quem trabalha com o tema na produção de alimentos, como o representante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Leandro Noronha, acredita em uma Política de Segurança Alimentar para articular, forçar e aproximar produtores de consumidores. "Queremos estender a mesa farta dos agricultores de forma segura e saudável aos moradores urbanos", pontua.

O encontro reuniu entidades como Cáritas Arquidiocesana, Feira Virtual Bem da Terra, NESIC, Grupos de Estudos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH/UCPel), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), MPA, Associação Regional de Produtores Agroecologistas da Região Sul (ARPA Sul), Embrapa, Emater, secretarias municipais, líderes políticos, religiosos e indígenas.

Redação: Piero Vicenzi
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?