Na manhã desta quarta-feira (27), o público presente no Auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) prestigiou o início do 3º Seminário de Política Social no MERCOSUL (SEPOME), promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade. Pesquisadores, professores, estudantes, profissionais e gestores do Brasil e do exterior estarão reunidos até o dia 29 de abril para uma maratona de palestras, minicursos e debates sobre a temática das políticas sociais e sua repercussão nas ações profissionais, entre outras abordagens.
A palestra de abertura do seminário ficou a cargo da professora da Universidade de Brasília (UnB) Potyara Amazoneida Pereira Pereira, que falou sobre “Políticas Sociais – Concepções e configurações no contexto da crise”. De acordo com ela, mesmo que o assunto seja tão discutido por meio de iniciativas que buscam promover, por exemplo, a inclusão social no mercado de trabalho, a política social é mais que um esforço para concretizar direitos de cidadania. “Política social é um processo e não um sistema fechado, de conduta altruísta, baseado em virtude teologal ou caridade. Não é uma apenas uma resposta do Estado aos anseios da sociedade, mas um meio pelo qual há participação, defesa e moldagem dessas respostas. É uma política pública para todos e por todos que tende a dois senhores – o capital e o trabalho”, explicou.
Em seguida, ainda pela manhã, temas emergentes em política social foram abordados pelo professor Cristian Adel Mirza, da Universidade da República do Uruguai (UDELAR).
A mesa de abertura do evento contou com a presença da pró-reitora acadêmica da UCPel, Myriam Siqueira da Cunha; da vice-presidente do Conselho Regional de Serviço Social do Rio Grande do Sul, Márcia Rodrigues; da coordenadora da seccional de Pelotas, Licelma Schaefer; da representante da Universidade Estadual de Ponta Grossa, instituição co-promotora do evento, Lucia Cortes da Costa; da coordenadora do curso de Serviço Social da Católica, Cristine Jaques Ribeiro; da coordenadora do mestrado em Política Social, Vini Rabassa da Silva; da mestranda do curso Ilania Braga da Silva e da aluna de Serviço Social Mariana Passos Dutra.
Segundo dia
Para esta quinta-feira (28), estão previstos na programação do 3º SEPOME o painel “Tendências das Políticas Sociais”, do qual participarão professores do Brasil, do Uruguai e da Argentina, e seis minicursos, entre eles os que discutirão os temas “Direitos humanos e acesso à justiça” e “Determinantes sociais da saúde”. Mais informações podem ser encontradas na página eletrônica oficial do seminário.