/ Notícias / Começa o 5º SENALE na Católica
Começa o 5º SENALE na Católica
09.10.2007 | 00:00
Começa o 5º SENALE na Católica

Teve início na manhã do dia 9 de outubro o 5º Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino de Línguas (SENALE), promovido pelo programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Os inscritos, que somam mais de 500, são oriundos dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, além de diversas universidades do Rio Grande do Sul.

Com o Auditório Central lotado, os participantes assistiram à palestra de abertura com a professora da UNICAMP, Ângela Kleiman que falou sobre o tema do seminário - “Teorias Lingüísticas e Ensino: Possibilidades e Limites”. A pesquisadora, que tem em seu currículo várias publicações importantes na área relacionada à leitura, é um dos vários profissionais renomados que estarão presentes durante os três dias de evento. “O seminário reforça uma atividade regional e faz com que se consolide com uma imagem nacional na área da lingüística”, ressaltou Ângela.

Durante a solenidade de abertura, o reitor da UCPel, professor Alencar Mello Proença, falou sobre seu apreço com relação ao evento e que para a Universidade é uma honra realizá-lo. Já a coordenadora do SENALE, professora Aracy Ernst, disse que todos os palestrantes estão confirmados e que estes pesquisadores de renome nacional, reforçam a credibilidade que o SENALE consolida a cada edição. “O que é mais gratificante é o fato que a maioria dos mais de 500 inscritos serem de diversas regiões do Brasil”.

Além das palestras realizadas pela manhã, no turno da tarde acontecem os mini-cursos, onde todos os participantes têm a possibilidade de escolher o qual mais lhe agrada.
O SENALE acontece de 9 a 11 de outubro. Seu objetivo é propor uma reflexão sobre problemas ligados ao ensino de línguas.

Programação:
09/10
14h- Mesa redonda: Tema “Teorias Lingüísticas e o ensino da leitura”, sob a coordenação do professor Vilson Leffa (UCPel). Debatedores: Ângela Kleiman (UNICAMP); Freda Indursky (UFRGS); e Leda V. Tfouni (USP)
16h- Mini-curso

10/10
8h30min- Palestra “Estudos da linguagem e ensino” – Palestrante: Freda Indursky (professora da UFRGS)
10h30min- Apresentação de comunicações
14h- Mesa redonda: Tema “Teorias linguisticas e gêneros discursivos”, sob a coordenação da professora Maria da Glória Di Fanti (UCPel). Debatedores: Diana Luz Pessoa de Barros (USP); José Luiz Meurer (UFSC); e Roxane Rojo (UNICAMP)
16h- Míni-cursos

11/10
8h30min: Palestra “Das teorias lingüísticas às atividades de ensino em sala de aula”. Palestrante Luiz Carlos Travaglia (Professor da UFU)
10h- Mesa redonda: Tema “Teorias lingüísticas e o ensino da escrita”, sob a coordenação da professora Aracy Ernst (UCPel). Debatedores: Ana Zandwais (UFRGS); Maria José Coracini (UNICAMP); e Marlene Teixeira (UNISINOS)
11h30min: Apresentação de comunicações
14h: Mesa redonda: Tema “Teorias lingüísticas e o ensino da gramática”, sob a coordenação da professora Carmem Lúcia Matzenauer (UCPel). Debatedores: Leci Borges Barbisan (PUC-RS); Luiz Francisco Dias (UFMG); Maria Helena de Moura Neves (UNESP).
16h30min: Palestra “Estudo da gramática: atividade reflexiva”. Palestrante: Maria Helena de Moura Neves (UNESP)

Minicursos
- Estudos do discurso e ensino de língua e literatura
* Diana Luz Pessoa de Barros (USP/UPM)

- Gramática/Gramáticas: o prazer de aprender gramática
* Luiz Carlos Travaglia (UFU)

- Ler e comentar textos na escola
* Regina Varini Mutti (UFRGS)

- Letramento, autoria e subjetividade
* Leda Tfouni (USP)

- Letramento escolar, oralidade e escrita em sala de aula
* Roxane Rojo (UNICAMP)

- Gêneros de discurso/texto como objetos de ensino de línguas
* Roxane Rojo (UNICAMP)

- Manuais didáticos e ensino de língua
* Luiz Francisco Dias (UFMG)

- O percurso semântico da polissemia: das teorias lingüísticas aos fundamentos da Análise do Discurso
* Ana Zandwais (UFRGS)

- Semiótica Social e Ensino
* José Luiz Meurer (UFSC)

- Ser-(estar)-entre línguas-culturas: (des)construindo identidades
* Maria José Coracini (UNICAMP)

- Teoria da argumentação na língua e ensino
* Leci Borges Barbisan (PUCRS)

- Teoria da otimidade conexionista e aquisição da linguagem
* Giovana Bonilha (UFSM)

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?