Ocorre nesta sexta-feira (3), o 1º Seminário Regional de Amamentação. O evento terá início às 8h30min, no Auditório do Campus II da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), localizado na rua Almirante Barroso, 1.202.
O objetivo da atividade é incentivar o aleitamento materno para gestantes e mulheres que deram à luz recentemente, por meio do apoio de profissionais da área da saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais no setor de maternidade. O público-alvo inclui acadêmicos e profissionais da área.
“Amamentar hoje é pensar no futuro” é a frase que motiva as organizadoras do evento. A nutricionista responsável pelo setor materno-infantil do HUSFP, Rejane Radunz, comentou a importância da implementação de uma equipe capacitada para apoiar as mães no processo de amamentação. “O aleitamento materno exclusivo deve ocorrer até os seis meses de vida da criança, mas não deve ser cortado após o término do prazo. Iremos alertar e apoiar as gestantes e mães em relação à importância da amamentação para a saúde dela e da criança”, disse.
O Seminário está integrado ao projeto Aleitamento materno: uma ação global, do setor materno-infantil do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) e conta com uma programação de palestras em torno do tema.
O evento, que ofereceu 170 vagas, já está com as inscrições esgotadas.
Programação
8h30min – Abertura Solene
9h às 10h – Amamentação: Benefícios do Leite Materno, com o pós-doutor, doutor em Epidemiologia da Saúde Infantil e especialista em Saúde Comunitária, Dr. César Victora.
11h15min às 12h – Promovendo o Aleitamento materno em uma USB: Novas Estratégias. Palestra com a mestre em Ciências e Nutricionista da Prefeitura de Pelotas, Jacqueline da Silva Dutra.
13h30min às 14h30min – Estratégia Amamenta e Alimenta o Brasil, com a enfermeira de Porto Alegre, Celina Valderez Feijó Köhler, consultora do Ministério da Saúde para a Rede Amamenta Brasil, avaliadora da IAHC, Consultora Internacional em Amamentação (IBCLC), membro da Rede pela Humanização do Parto e Nascimento (REHUNA), Coordenação Regional Saúde da Criança e Adolescente/Aleitamento Materno/PIM (1ª CRS).
14h45min às 15h45min – Alimentação do Prematuro: Repercussão por Toda a Vida. Palestra ministrada pela pediatra e neonatalogista rotineira da UTI do Hospital Escola da UFPel, Maria Amália Saavedra.
16h às 17h30min – Banco de Leite: Abordagem Prática, com Cledinara Salazar, pediatra e neonatalogista responsável técnica pela UTI Neonatal da Santa Casa de Bagé, responsável técnica pelo Banco de Leite Humano (BLH) da Santa Casa de Bagé, coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente na 7ª Coordenadoria Regional da Saúde. Palestra também a nutricionista responsável técnica do BLH e coordenadora do HAC do Hospital da FURG, Grace Santos.
17h30min - Encerramento