/ Notícias / Começa a 13ª Semana Acadêmica de Medicina da UCPel
Começa a 13ª Semana Acadêmica de Medicina da UCPel
06.11.2012 | 15:28 | #medicina
Começa a 13ª Semana Acadêmica de Medicina da UCPel
Oncologia em foco. Este é o tema que está sendo discutido em diversos pontos de vista durante a 13ª Semana Acadêmica de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), organizada pelos alunos do quinto semestre do curso e que teve início na tarde desta segunda-feira (5).

A primeira atividade do evento foi o Workshop de Radiologia, com o médico Rafael Bassani, que garantiu que cada vez mais a oncologia depende do estudo de imagens e passou aos alunos as formas corretas de se examinar este material visual. A aluna do segundo ano, Octávia Castagno, disse que ainda não havia tido contato com esta área de estudos, mas que achou muito interessante pela relevância que o câncer apresenta como assunto médico atual.

Também marcaram o primeiro dia da Semana Acadêmica os temas Introdução à Oncologia e Câncer de Cabeça e Pescoço, com o médico Marcos André dos Santos; Videolaparoscopia em Oncologia, com o médico Tiago Auatt Paes Remonti; e PET CT em Oncologia, com a médica Ana Amélia Raupp.

Segundo a coordenadora do curso de Medicina da UCPel, professora Vanessa Collete, a importância de um enfoque no câncer se dá, além gravidade envolvida, por ser algo bastante atual e que abrange os mais variados estudos aos quais, muitas vezes, os alunos não têm acesso. Além disso, salientou, a cidade de Pelotas apresenta diversos profissionais capacitados que realizam pesquisas nesta área.

As atividades continuam nesta terça-feira, às 14h com o Workshop Cardiologia Intervencionista, e às 19h com a palestra Qual o real papel da Terapia Nutricional na jornada do paciente oncológico?, no Auditório Dom Antônio Zattera. Na quarta-feira, haverá os temas Câncer de Pele, com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da UCPel, médico Hiram Larangeira, Câncer de Próstata, com o médico Henrique Isaacson, Mieloma Múltiplo, com a médica Maristela Böhlke, e Caso Clínico apresentado pelo médico Rogério Marques. O evento prossegue até esta sexta-feira (9).