/ Notícias / Combate ao acidente de trabalho é foco de palestra de professor da UCPel
Combate ao acidente de trabalho é foco de palestra de professor da UCPel
28.04.2009 | 00:00
Combate ao acidente de trabalho é foco de palestra de professor da UCPel
A data de 28 de abril chama à conscientização da importância da área de saúde e segurança do trabalho, não só no Brasil, mas no mundo todo. Instituída Dia Internacional de Combate ao Acidente de Trabalho, a ocasião será lembrada, neste ano, pela palestra “Responsabilidade Civil e Penal dos Acidentes de Trabalho/Doenças Ocupacionais”. A atividade será ministrada em Brasília, pelo médico e professor dos cursos de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Luiz Fernando Hormain, e transmitida via internet para todo o país.

A palestra integra a programação do lançamento nacional da campanha de Saúde e Segurança no Trabalho do Serviço Social da Indústria (SESI). E o momento é propício. De acordo com Hormain, a própria mobilização em torno da campanha evidencia que o assunto está cada vez mais presente na sociedade. “Aos poucos, notamos que há uma preocupação geral em reduzir os índices de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, inclusive por intermédio da criação de legislações na área previdenciária”, disse. “O grande foco destas melhorias é humanístico”.

Os índices a que Hormain se refere ultrapassaram os 500 mil acidentes em 2007, conforme dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, do Fundacentro/Ministério do Trabalho e Emprego.  Estima-se que cerca de 30% dos casos que atingem mãos, dedos e punhos poderiam ser evitados com investimentos em máquinas mais modernas, com dispositivos de segurança, capacitação dos trabalhadores e processos de produção mais adequados.

Contratar profisisonais especializados em analisar situações de riscos possíveis também é uma medida eficaz. Um destes profissionais é o engenheiro de segurança do trabalho. “Sua função é fundamental na prevenção de acidentes, porque sonda, por meio de levantamentos, as prováveis causas de problemas e executa projetos de prevenção para que o trabalhador não se exponha a estes riscos”, disse a coordenadora da Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho na UCPel, Bianca Pagani.

Atualmente, a Católica realiza a sua sexta edição desta especialização e das cinco turmas formadas nos anos anteriores, a maioria dos egressos está trabalhando na área. Na mesma linha, também estão em curso as especializações em Enfermagem do Trabalho e Medicina do Trabalho. “Assim como a procura pela pós-graduação, a procura do mercado por profissionais deste segmento tem sido bastante grande”, comentou Bianca. Tanto que há previsões de abertura de uma nova turma para o segundo semestre de 2009. As informações podem ser obtidas pelo telefone 2128.8262.

Transmissão
A palestra “Responsabilidade Civil e Penal dos Acidentes de Trabalho/Doenças Ocupacionais” será transmitida por videoconferência e streaming (acesso por computador) para todos os Departamentos Regionais do SESI, a partir das 10h.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?