/ Notícias / Clube de Ciências traz aulas divertidas para Ensino Fundamental
Clube de Ciências traz aulas divertidas para Ensino Fundamental
16.11.2012 | 13:49 | #pedagogia #ciencias-biologicas
Clube de Ciências traz aulas divertidas para Ensino Fundamental
Estudantes de Ciências Biológicas da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promoveram aulas sobre vitaminas e microscopia para estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Arthur de Souza Costa, na Cascata. Nas atividades, denominadas Clube de Ciências e vinculadas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), estiveram envolvidos cerca de 40 estudantes de 5ª a 8ª séries, além de professores e funcionários.

Na oficina sobre vitaminas e alimentação saudável, os acadêmicos de Ciências Biológicas compartilharam receitas variadas, no refeitório da escola. Duas turmas de 6ª série confeccionaram bolo de cenoura com calda de chocolate e aprenderam a preparar um suco verde à base de laranja e couve-manteiga. No encerramento da atividade, realizaram exercícios de “verdadeiro ou falso” e outro com perguntas, dicas e respostas.

Depois, tendo como cenário o laboratório, turmas de 5ª a 8ª séries desenvolveram oficinas no laboratório de ciências da escola, com a orientação dos acadêmicos da UCPel. Os estudantes coletaram amostras de microorganismos em meios de cultivo microbiano e observaram lâminas no microscópio óptico da UCPel, além de participar de uma conversa sobre higiene e equipamentos de proteção individual (EPIs).

Na próxima semana, os futuros Biólogos levarão as turmas da 3ª série para atividades na horta da escola. Outro dos assuntos na pauta dos dias subsequentes será Zoologia.

Pedagogia
Estudantes de Pedagogia da UCPel vinculados ao Pibid também têm realizado atividades na Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Anchieta. Entre as práticas promovidas está a elaboração da Sala Pedagógica, espaço para professores levarem seus alunos a atividades como Hora do Conto, filmes e outras propostas educativas. Como parte da elaboração da sala, os estudantes foram convidados a participar da Oficina do Pufe, onde podem construir os pequenos assentos com materiais recicláveis.

Foi também nessa escola que os futuros Pedagogos realizaram a Hora do Conto, prática voltada a alunos do primeiro ano. A história escolhida foi Romeu e Julieta, da autora Ruth Rocha, que conta a história de um jardim onde viviam famílias de borboletas cores diferentes. De acordo com os acadêmicos, a atividade trabalhou a questão da diversidade, do respeito às diferenças, amizade e outros assuntos trazidos pelos próprios estudantes.