/ Notícias / Clínica Psicológica da UCPel funciona em novo endereço
Clínica Psicológica da UCPel funciona em novo endereço
15.06.2021 | 10:31 | #psicologia
Clínica Psicológica da UCPel funciona em novo endereço

A Clínica Psicológica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está funcionando em novo endereço: Campus I (rua Gonçalves Chaves, 373), com entrada pela portaria da rua Dom Pedro II. O novo espaço, mais amplo e com maior número de salas para atendimentos individuais, foi reformado para receber pacientes, estudantes e professores atuantes no Serviço de Psicologia.

Com cerca de três mil atendimentos anuais feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Serviço de Psicologia da universidade passou por diversas adequações para atender os protocolos municipais. Conforme a coordenadora da Clínica, Alessandra Peres, o novo local, por ser mais central e amplo, vem agradando estudantes e usuários pela facilidade de acesso.

Atualmente, 75 estudantes de psicologia, orientados por sete professores prestam os atendimentos, retomados no segundo semestre de 2020, ainda quando a Clínica funcionava no Campus Saúde. “A situação de pandemia é nova e desafiadora, o que exige uma adaptação constante. Ainda é comum faltas aos atendimentos, e muitos pacientes se mostram temerosos em retornar”, explica a coordenadora.

Com alterações na logística interna e levando em consideração a situação vivida por cada paciente, o número de atendimentos prestados em 2021 já se aproxima do período pré-pandemia. Em parceria com a Prefeitura de Pelotas, são realizados atendimentos psicológicos na área clínica (psicoterapia), na área de educação, e, também, de avaliação psicológica.

Interessados em acessar o serviço devem buscar acolhimento inicial no Campus Saúde (Avenida Fernando Osório, 1.586); ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) administradas pela UCPel: Pestano, Fátima, Py Crespo e Sanga Funda.

Espaço de atendimento e aprendizado

Um dos diferenciais do curso de Psicologia, a Clínica é considerada o coração do Serviço de Psicologia da UCPel, que também tem atuação em outros espaços de saúde. Conforme explica Alessandra, é nas UBSs que os pacientes recebem o primeiro acolhimento e, a partir de então, dependendo da demanda, são encaminhados à Clínica.

Além do apoio prestado ao Serviço de Psicologia disponibilizado pelo município, o espaço também é importante à formação acadêmica. “A Clínica é um dos locais em que o estagiário pode vivenciar sua prática a partir do sexto semestre”, explica.

O Serviço de Psicologia municipal, no qual a Clínica da UCPel está inserida, atende em média de 25 a 30 mil atendimentos SUS por ano em Pelotas. “São atendimentos que visam aliviar o sofrimento psíquico dos usuários, atuando junto a rede de saúde do município”, finaliza.

Redação: Rita Wicth - MTB 14101