/ Notícias / Clínica Odontológica da UCPel atende pessoas com deficiência
Clínica Odontológica da UCPel atende pessoas com deficiência
29.09.2021 | 09:48 | #odontologia
Clínica Odontológica da UCPel atende pessoas com deficiência

A Clínica Odontológica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) disponibiliza atendimento específico para pessoas com deficiência. Estudantes do nono semestre, orientados pela professora Gabriela Pinto, são os responsáveis pela realização dos procedimentos, que levam em consideração as características e as necessidades individuais de cada paciente.   

Além de contribuir na formação do aluno, o serviço é importante para parte da comunidade, visto que ainda são poucos os lugares a oferecer a assistência gratuitamente. “Nem todo o dentista se sente capacitado para atender pacientes com necessidades especiais. Então, ainda na graduação, conseguimos mostrar para o aluno quais são essas particularidades, assim como torná-los aptos ao atendimento”, explica a professora. 

Pessoas com deficiência têm condições de saúde bucal singulares motivadas pelo uso sistemático de medicamentos, e, de acordo com o comprometimento neuropsicomotor, por apresentar dificuldades relacionadas à higiene bucal. As doenças mais frequentes costumam ser cárie dentária, gengivite e periodontopatias. 


Atendimento personalizado 

 

Foi a primeira vez que Nutiele da Rosa Silva levou a filha Helena, de quatro anos, para um atendimento odontológico. Devido a sangramentos na gengiva, Nutiele tinha deixado de escovar os dentes da filha. “Elas disseram que é melhor escovar os dentinhos mesmo com a gengiva sangrando. Vamos voltar nas próximas consultas e seguir cuidando para a Helena melhorar”, diz. 

Uma das responsáveis pelo atendimento da Helena, a estudante Nathaly Schein, avaliou a experiência como importante devido a necessidade da conduta diferenciada. “São pacientes que tomam medicações, então precisamos entender previamente as condições de saúde bucal para avaliar a melhor alternativa de tratamento”, explica. 

Já a acadêmica Bruna Mendes destaca que o outro diferencial desses pacientes é o tempo de cadeira, que deve ser o menor possível. “Não conseguimos controlar esse tempo como ocorre com um adulto. Precisamos ir no ritmo deles, aceitar e fazer aquilo que é possível”, conta.  

Os serviços oferecidos pela Clínica Odontológica são gratuitos e podem ser acessados através de agendamento, feito pelo telefone (53)2128.8511. A Clínica da UCPel fica localizada no Campus Dr. Franklin Olivé Leite (Campus Saúde), Avenida Fernando Osório, 1.586.


Redação: Rita Wicth - MTB 14101 

 

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?