De acordo com a Norma Regulamentadora Nº 5 do Ministério do Trabalho (NR-5), que prevê a segurança do ambiente de trabalho, foi realizado, nos dias 23 e 24 de setembro na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) o Curso de Capacitação para os Membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) e da UCPel.
O curso mesclou a teoria com a prática e abordou os principais tópicos para a qualificação profissional de reconhecimento de ambientes de risco, prevenção contra acidentes de diferentes graus e orientações em caso de incêndio. A parte teórica ficou a cargo do médico do trabalho Ronaldo Luiz Caramão Garcia, que discursou acerca dos primeiros socorros; da enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Casalinho, que abordou a temática das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), e da Técnica de Segurança do Trabalho da UCPel, Patrícia Marchesan. Ela, junto com o Técnico de Segurança do HUSFP e do Pronto Socorro, Eduardo dos Santos Nunes, explicaram as funções de uma CIPA e falaram sobre os usos de equipamentos de proteção individual e coletiva.
As atividades práticas foram ministradas pelo corpo de Bombeiros de Pelotas, sob coordenação do capitão Sandro da Cunha Euzébio. Tópicos sobre as diferentes classes de incêndio, o funcionamento de equipamentos de segurança, prevenção e dicas para o correto abandono da área afetada foram discutidos e treinados.
Participaram do curso aproximadamente 20 integrantes das CIPAs de ambas as instituições e, segundo o palestrante Eduardo Nunes, a presença dos integrantes foi muito importante, visto que os conhecimentos tendem por beneficiar o colaborador e a instituição. “A capacitação proposta pelo curso possibilita que, a partir de agora, os integrantes sejam capazes de identificar situações de riscos e por conseqüência, melhorar seu ambiente de trabalho”, afirma.