Resultado de um questionário aplicado em todos os setores da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o Mapa de Riscos, elaborado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), foi lançado na tarde de terça-feira (03) no Espaço de Convivência do Campus I da Universidade.
Atendendo exigência do Ministério do Trabalho, o documento que está afixado em cada um dos departamentos da UCPel, contém um demonstrativo que orienta os funcionários sobre os riscos a que estão expostos conforme as atividades que desempenham.
A técnica em Segurança do Trabalho dos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Patrícia de Pinho, que também faz parte da Cipa, explica que o mapa permite conhecer de que forma tais aspectos interferem nas atividades laborais das pessoas. “Fizemos um levantamento para que saibamos a exposição dos trabalhadores nos laboratórios, por exemplo. Neles, podem ocorrer acidentes biológicos ou químicos”, disse.
Para o chefe dos Recursos Humanos da Católica, Maurício Karini, o mapa serve como importante fonte de informação. Porém, como tais dados estão sujeitos a constantes mudanças, o estudo não é definitivo. A afirmação é do presidente da Cipa, professor João Manoel Rodrigues: “Teremos que fazer adaptações devido ao dinamismo da situação. Os setores e as atividades desenvolvidas são passíveis de modificações”.