/ Notícias / Cinefilia propõe debates sobre a realidade brasileira
Cinefilia propõe debates sobre a realidade brasileira
15.08.2012 | 18:09 | #filosofia
Cinefilia propõe debates sobre a realidade brasileira
A programação do segundo semestre do Cinefilia teve início nesta quarta-feira (15), no Espaço Multiuso do Campus II da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A atividade promovida pelo Instituto Superior de Filosofia (ISF) exibiu o filme nacional Linha de Passe, de Walter Salles. O Cinefilia tem a finalidade de promover debates filosóficos que associem os assuntos abordados num filme a temas cotidianos.

Dentro da perspectiva de analisar a problemática da sociedade brasileira, o filme aborda aspectos sociais como a violência, marginalização e drogas, propondo uma análise reflexiva perante as questões éticas e sociais na população brasileira.

Para o padre e professor Antônio Reges Brasil, as sessões ocasionam uma análise psicossocial ampla. “A dignidade humana, a pobreza, a falta de oportunidades e de perspectivas do povo geram reflexões filosóficas sobre a realidade na qual estamos inseridos”, destacou Brasil.

Uma das espectadoras era a professora do Instituto de Cultura Religiosa da UCPel Maria Elisabeth Gonçalves. Para ela, os estudantes propõem uma linha de discussão interessante, abordando diferentes aspectos cotidianos que fazem relação com a filosofia.

As exibições têm entrada franca e são realizadas no Espaço Multiuso do Campus II da UCPel, na rua Almirante Barroso, 1.202.

Confira a programação completa do Cinefilia para esse segundo semestre:
Cinema Nacional
15 de agosto: Linha de Passe;
29 de agosto: Pixote, a lei do mais forte;
05 de setembro: O homem que copiava;
19 de setembro: Sal de prata.

Cinema Expressionista Alemão
03 de outubro: Metropolis;
17 de outubro: Nosferato;
31 de outubro: Fausto.

Festival Chaplin
14 de novembro: O grande ditador;
28 de novembro: Luzes da ribalta.