/ Notícias / Cinefilia encerra atividades do semestre
Cinefilia encerra atividades do semestre
28.06.2012 | 09:16 | #filosofia
Cinefilia encerra atividades do semestre
Nessa sexta-feira (29), ocorre o último encontro desse semestre do projeto Cinefilia, atividade realizada pelo Instituto Superior de Filosofia da Universidade Católica de Pelotas (ISF/UCPel). O evento tem a finalidade de promover debates filosóficos que associem os assuntos abordados num filme a temas cotidianos. O filme em cartaz é a comédia “O Grande Ditador”, lançada em 1940, com atuação principal, direção e roteirização de Charlie Chaplin.

Coordenado pelos alunos Bruno Martins Pinto e Jorge Garcia e pelo professor Antonio Reges Brasil, o evento deve continuar no próximo semestre. “Tivemos um começo bom e decidimos prosseguir com a proposta”, disse Garcia.

O evento será realizado no Espaço Multiuso do Campus II (rua Almirante Barroso, 1.202), às 14h, com entrada franca.

Sobre o filme
O filme escolhido para encerrar essa etapa se passa no contexto da Segunda Guerra Mundial. O ditador Adenoid Hynkel (uma referência a Hitler) e um barbeiro judeu são interpretados por Charles Chaplin. A produção é considerada uma verdadeira obra-prima, principalmente por seu discurso anti-guerra.

O “Grande Ditador” foi indicado ao Oscar em 1941 nas categorias Melhor Ator (Charles Chaplin), Ator Coadjuvante (Jackie Oakie), Melhor Filme, Roteiro Original e Trilha Sonora Original.