/ Notícias / Cinefilia apresenta "Pixote" dia 29
Cinefilia apresenta "Pixote" dia 29
27.08.2012 | 16:04 | #filosofia
Cinefilia apresenta "Pixote" dia 29
Pixote - A Lei do Mais Fraco. Este é o filme que será exibido na próxima sessão da Companhia do Cinema Cinefilia, promovida pelo Instituto Superior de Filosofia da Universidade Católica de Pelotas (ISF/UCPel). A mostra do filme ocorre nesta quarta-feira (29), às 16h, no Espaço Multiuso do Campus II (rua Almirante Barroso, 1.202).

O filme brasileiro lançado em 1981, conta um drama sob direção de Hector Babenco. O diretor descreveu a realidade mais cruel das ruas de São Paulo, onde as crianças perdem a sua inocência ao entrar em contato com o mundo do crime, da violência e da prostituição. Ele relata a história de um menino (Pixote) que foi abandonado pelos pais e acaba roubando para sobreviver. Internado diversas vezes na antiga Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (FEBEM), ele teve contato com todo o tipo de criminosos e acabou se tornando traficante, cafetão e assassino aos 11 anos de idade.

Com exibições quinzenais de filmes, o objetivo do Cinefilia é promover a discussão filosófica e debater assuntos ligados às produções cinematográficas.

Acadêmico do quarto semestre do curso de Filosofia da UCPel Bruno Martins Pinto comentou a sua opinião a respeito da atividade. “A Filosofia tem um caráter crítico e de amplificar horizontes do conhecimento. Então, o cinema é uma ferramenta importante para essa análise”, disse.

A sessão é aberta ao público e a entrada é franca.

A Companhia Cinefilia
Planejada pelo professor Antônio Reges Brasil, com o apoio do aluno Bruno Martins, o projeto tem como intenção exibir, quinzenalmente, cinco filmes durante o semestre. A Companhia almeja avaliar o interesse do público para dar seguimento à iniciativa nos próximos semestres. Existe a possibilidade de aumentar a frequência das exibições. Ao final de cada sessão, há um momento para reflexão e discussão filosófica acerca do tema tratado em cada filme.