/ Notícias / Ciências Contábeis completa 50 anos nesta terça-feira (28)
Ciências Contábeis completa 50 anos nesta terça-feira (28)
27.08.2012 | 17:50 | #ciencias-contabeis
Ciências Contábeis completa 50 anos nesta terça-feira (28)
Uma batida na porta do bispo Dom Antônio Zattera às onze horas da noite. Um pedido, para um líder religioso certamente já adormecido, um tanto inusitado. Em pleno agosto de 1962, um entusiasmado grupo de jovens solicitava ao bispo: queremos a criação de um curso superior em Ciências Contábeis. Assim começou a fundação do curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que completa 50 anos amanhã, dia 28 de agosto.

Concluindo o curso técnico, na Escola de Comércio Irmão Fernando, no prédio do Colégio Gonzaga, o grupo de oito ou nove amigos reunia-se com frequência na praça José Bonifácio. Ao divagarem sobre o futuro profissional dos jovens técnicos, um deles, Rolf Lichtnow, apontou em direção à edificação que sediava o Bispado. “Nossa solução está aqui na frente”, disse, à ocasião. O grupo não teve dúvidas: bateu à porta do bispo para pedir a fundação. Gentil e tranquilo, o então chanceler da UCPel limitou-se a responder, olhando um por um, que o procurassem dali a pouco mais de uma semana. “Saímos na maior alegria. Já tínhamos conhecimento da capacidade de Dom Antônio. Foi uma euforia”, recordou o aluno da primeira turma e um dos jovens fundadores, Jorge Capra Gomes.

Findo o prazo, Dom Antônio recebeu os estudantes com as mãos postas atrás das costas: já carregava a autorização para a criação do curso e surpreendeu o grupo. Antes mesmo que os jovens técnicos explodissem na comemoração, receberam do bispo a incumbência de levar a empreitada adiante.

O grupo saiu com a missão de convidar professores e dar o tom do curso que, cinco décadas depois, já formou 1.102 pessoas. Até então, só existia curso superior na área na capital gaúcha. O primeiro docente convidado foi Francisco José Petrucci, professor da então Faculdade de Ciências Econômicas. O quadro completo foi formado em menos de 30 dias.

Caminhada
A autorização para funcionamento foi recebida em 28 de agosto de 1962 e o início das aulas ocorreu em março do ano seguinte. Foram 46 matriculados na primeira turma.
Entre o dia a dia nos bancos acadêmicos – em um Campus I ainda em construção -, Capra Gomes e os colegas Rolf Lichtnow e Nelson Granada trazem na memória, além de encontros e confraternizações da turma, o relacionamento fraterno com os professores. “Não eram apenas professores, mas verdadeiros amigos”, comentou Granada.

A formatura da primeira turma ocorreu em 17 de dezembro de 1968, com outras duas turmas de novos bacharéis, no Auditório do Colégio Gonzaga.

Dentre os professores dos primórdios do curso estão Paulo Zanotta da Cruz, Francisco José Petrucci, Platão Louzada da Fonseca, Harry Augusto Berndsen, Salvador Lemos de Freitas, Oswaldo Barbosa de Pinho Louzada e Fernando Gomes Cruz.

Reconhecimento
Dificuldades pelo caminho foram encontradas, mas não abalaram a convicção do grupo. Dentre estas, houve a luta pelo reconhecimento da graduação, que rendeu aos novos contadores alegria ainda maior do que propriamente a conquista do diploma.

O entusiasmo em fomentar um curso superior seguiu em alguns deles, que, depois, optaram por continuar na UCPel sendo professores e passando o conhecimento adquirido adiante.

Ao caminhar pelas instalações onde passaram anos memoráveis de suas trajetórias, os antigos alunos deixaram aflorar memórias. “Sempre mexe com o coração. Esse curso muito nos honra”, contou Granada. Para Capra Gomes, a alegria é indescritível. “Me sinto como o garoto daquela época. Sinto a mesma alegria que tinha há 50 anos”, resumiu.

Dinamismo
Nos dias de hoje, o curso de Ciências Contábeis busca promover a formação humanística, técnico-contábil e prática, indispensável à inserção no mercado de trabalho. O currículo procura incentivar o estudante a atuar em tomadas de decisão nas organizações, pois contempla disciplinas integradoras como Análise e Planejamento Tributário, Análise de Investimentos Financeiros e Avaliações Patrimoniais.

O curso busca permanente atualização, estando sintonizado com as inovações da área, em especial no âmbito das facilidades e novidades proporcionadas pela informática, além de atenção a normas internacionais para pequenas e grandes empresas.

Integrado à comunidade, o curso de Ciências Contábeis da UCPel formalizou, em maio, um Acordo de Cooperação Técnica com a Receita Federal do Brasil, com a qual implanta o Núcleo de Assessoramento Fiscal. A primeira ação já foi realizada e muitas outras devem seguir para contribuir na capacitação de servidores da Receita Federal, dos profissionais da Contabilidade em Pelotas e região, de alunos de Ciências Contábeis da UCPel, além da prestação de esclarecimentos à população.

Primeira turma de Ciências Contábeis
- Adayr Fernandes