/ Notícias / Ciências Biológicas desenvolve atividades de educação através do Pibid
Ciências Biológicas desenvolve atividades de educação através do Pibid
17.07.2013 | 11:09 | #ciencias-biologicas
Ciências Biológicas desenvolve atividades de educação através do Pibid
Trabalhos desenvolvidos por graduandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) têm abordado diferentes temáticas em escolas. São tratados assuntos como sexualidade, alimentação saudável e meio ambiente. As atividades são organizadas de acordo com o contexto onde se situam as escolas onde a Universidade desenvolve o Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e conta com boa receptividade por parte dos alunos.

Os recreios orientados, realizados na Escola Municipal Dr. Joaquim Assumpção, têm aguçado a curiosidade das crianças. Em alguns dos momentos de interação, foram realizadas exposições com animais taxidermados. "Os alunos queriam saber como os animais haviam morrido e, pouco a pouco, foram despertando dúvidas voltadas às especificidades de cada bicho", destacou  a professora Adriana Galho, coordenadora do Projeto no âmbito das Ciências Biológicas.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Arthur de Souza Costa, que fica localizada na Cascata, os alunos têm aprendido como aproveitar alimentos e, ao produzi-los, passam a conscientizarem-se sobre a importância de hábitos de higiene. "A proposta é educá-los, desde cedo, sobre a importância de uma alimentação saudável, pois esta é uma prática que ajuda, inclusive, na prevenção de doenças", reforça Adriana.

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) também são abordados em sala de aula. “É uma boa oportunidade de prestar esclarecimentos e contribuir com a formação deles”, conclui a professora.