Aquecimento global, preservação da água, do meio ambiente e tantos outros temas de importância na atualidade, são enfoques do evento “Bio-Ação – Problema Global, Ação Local” do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que estará na praia do Laranjal neste domingo (2), a partir das 14h. Com o intuito de conscientizar a população para o cuidado com meio ambiente, o projeto caracteriza-se pela discussão de temas de importância ambiental.
Na oportunidade, as atividades de conscientização serão focadas na redução do uso de sacolas plásticas e copos plásticos descartáveis. “Com esta ação, queremos reduzir o impacto causado pela quantidade exagerada de resíduos sólidos produzidos”, diz a coordenadora do curso, professora Adriana Galho. Também no domingo, as crianças que quiserem se comprometer na defesa pelo meio ambiente poderão fazer a “Carteirinha Amigos da Natureza”. A campanha “UCPel Mais Saudável” contra o fumo também será promovida na ocasião.
Através de atividades pedagógicas e de conscientização, os acadêmicos das Ciências Biológicas desenvolvem ações concretas e permanentes em escolas, locais públicos e junto à comunidade acadêmica, enfatizando a preocupação em informar a população frente aos problemas atuais.
Conscientização
O Bio-Ação surgiu como atividade de sala de aula. “Dentro da disciplina de Práticas Pedagógicas, resolvemos criar uma discussão com crianças nas escolas sobre a importância da preservação do meio ambiente para o futuro deles, tornando assim uma ação concreta”, disse Adriana. Depois das escolas, a comunidade teve a oportunidade de participar desta ação.
Em março deste ano, a primeira edição do projeto aconteceu no Largo Edmar Fetter, onde uma estrutura de cinco barracas foi montada, cada uma com um tema específico, entre eles: aquecimento global, água, resíduos, fontes de energia renováveis e biodiversidade.
Para mais informações sobre o Bio-Ação, o telefone da escola de Ciências Ambientais é (53) 2128-8246.