/ Notícias / Ciência sem Fronteiras seleciona alunos da UCPel
Ciência sem Fronteiras seleciona alunos da UCPel
12.07.2013 | 17:00 | #ecologia #farmacia
Ciência sem Fronteiras seleciona alunos da UCPel
Dois acadêmicos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e agora também bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras estão muito próximos de começar sua vivência no exterior. Matheus Valente, aluno do curso de Farmácia, e Maria Eduarda dos Anjos, da Ecologia, conquistaram vagas em Universidades da Austrália e Itália devido ao seu aproveitamento universitário e potencial acadêmico. 

A expectativa da dupla que realizará parte de sua graduação em outro país não poderia ser melhor, devido à oportunidade de conhecer sistemas educacionais reconhecidos por sua excelência no desenvolvimento de tecnologia e inovação. Para Matheus, acadêmico do nono semestre, a vivência servirá para fortalecer os laços entre os laboratórios da UCPel e da Universidade da Austrália Ocidental, local onde deverá ficar até 2015. 

Já para Maria Eduarda, selecionada para a Universidade de Bolonha – a mais antiga do mundo ocidental - a oportunidade de estar em um local com histórica experiência em áreas ambientais certamente agregará muito para a sua carreira. “Quero aproveitar a experiência que a Europa tem para trazer retorno de novas tecnologias ao meu país”, diz.

Matheus, por ter conhecimentos em língua inglesa, optou pela Austrália. Mas para Maria Eduarda, o desafio está sendo um pouco maior, devido à necessidade de aprender o italiano em pouquíssimo tempo.  “Escolhi o italiano devido à proximidade com a língua portuguesa”, conta a estudante que realiza curso intensivo sobre a língua antes do embarque.

Ambos visualizam a oportunidade como uma forma de trazer conhecimento em tecnologia para o país. Para Matheus, que pretende continuar a carreira de docente, o governo está investindo de forma correta ao incentivar o desenvolvimento da pesquisa através da experiência em grandes centros. 

O acadêmico pretende continuar na Austrália as pesquisas que já vem desenvolvendo em sua graduação, ligadas as áreas de farmacologia e neurociência clínica. Já Maria Eduarda, que na UCPel trabalha com aves, pretende ligar seus estudos na área de produção agrícola sustentável, pesquisando como os pássaros podem ser associados a bioindicadores de qualidade ambiental. 

As acadêmicas do curso de Fisioterapia Ana Caroline Vargas e Gabriela Martins foram selecionadas para realizar intercambio no Canadá, mas ainda aguardam o resultado do teste em proficiência.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?