Ciência da Computação tem pesquisa apresentada na Alemanha
14.05.2008 | 00:00
A professora Lisane Brisolara de Brisolara, do curso de Ciência da Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), apresentou pesquisa sobre Sistemas Embarcados, no Congresso de Projeto, Automação e Teste de Sistemas na Europa (DATE), realizado em Munique, Alemanha, em março deste ano.
A pesquisa, intitulada como “Uma estratégia baseada em UML para desenvolvimento de software embarcado”, é parte de seu doutorado, concluído em 2007 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem como foco a área de automação e projeto de software para dispositivos eletrônicos embarcados.
O projeto tem como objetivo facilitar o desenvolvimento de software para equipamentos de alta tecnologia, como celulares, câmeras digitais e aparelhos auditivos, a partir da utilização de uma linguagem gráfica – UML. Segundo Lisane, a possibilidade de acesso do usuário aos recursos tecnológicos oferecidos por esses produtos é feita através de aplicações específicas. Essas aplicações são especialmente desenvolvidas devido aos limitados recursos de memória e restrições no consumo de energia desses produtos.
“Em uma câmera digital, por exemplo, a compactação de uma foto requer um programa otimizado que realize essa operação. Nosso estudo tem por objetivo facilitar e aprimorar a qualidade de desenvolvimento desses softwares”, explica.
Nova linha de pesquisa
A recente inclusão da professora ao quadro docente da Universidade proporcionou a criação de uma nova linha de pesquisa do Mestrado em Ciência da Computação. A atuação possibilitará a formação de mão-de-obra especializada e mais bem preparada para concorrer no crescente mercado de software para dispositivos portáteis de alta tecnologia.