/ Notícias / CIEMSul recebe nova empresa incubada
CIEMSul recebe nova empresa incubada
09.06.2016 | 11:38 | #institucional #edr
CIEMSul recebe nova empresa incubada
O Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (CIEMSul), da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), está recebendo uma nova empresa: a AgroEducar, empreendimento com foco na prestação de serviços e consultoria aos produtores rurais. O negócio é encabeçado pelo engenheiro agrícola Telmo Garcez, em parceria com os agrônomos Sebastián Perez e Flávio Kaster.

A AgroEducar, que está em período de pré-incubação (prazo de seis meses que o empreendedor tem para elaborar o plano de negócios já instalado na incubadora), prestará o serviço de consultoria, adequando os produtores rurais na área hortifrutigranjeira para a aplicação de um sistema de rastreabilidade do produto. Ou seja, um mapeamento dos dados de origem da produção dos alimentos, contendo detalhes sobre os processos de utilização de manejo do solo e água, data de produção, período, tipos de químicos utilizados, entre outras informações. Segundo Telmo Garcez, todas essas atividades de registro dos procedimentos serão realizadas via aplicativo em smartphone. Esse aplicativo é da empresa CheckPlant, desenvolvedora de soluções em informática para rastreabilidade.

A ideia de Garcez é promover um treinamento com produtores da área, apresentando também atividades de boas práticas e controle de processos. Segundo ele, todas essas atividades são necessárias hoje em dia, pois o mercado está cada vez mais exigente com questões que envolvam origem e controle de qualidade.

Garcez é formado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), possui pós-graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Presta serviços a grandes empresas, como McDonald's e Walmart. O engenheiro é auditor dessas empresas, onde faz o registro das atividades de campo e avalia os produtos, escolhendo o que deve ser comprado pelas corporações. "Quero adequar produtores rurais para que possam gerar um código do seu produto, uma rastreabilidade, para que nós consumidores possamos chegar com nossos smartphones e, a partir de um carecode, saber como e onde foi produzido", afirma.

Garcez diz que foi muito bem recebido pelo CIEMSul, que o acolheu e deu suporte à ideia. “Quando cheguei com uma ideia, fui surpreendido com uma muito melhor. Considero eles (equipe do CIEMSul), responsáveis pela inovação existente na empresa”, comemora.

Serviço

O CIEMSul está localizado no prédio E do campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), na rua Gonçalves Chaves, 373. Mais informações, como o edital para a incubação de empresas, está disponível neste site. O telefone de contato é o (53) 2128-8013.