/ Notícias / Ciemsul promove capacitações para empresas incubadas
Ciemsul promove capacitações para empresas incubadas
08.06.2021 | 15:54 | #ciemsul
Ciemsul promove capacitações para empresas incubadas

Empreender implica mais do que investir em algo novo, exige uma dose de conhecimento geral em várias áreas que podem ser decisivas no futuro do negócio. O empreendedor tem que entender um “pouco de tudo”, ou seja, saber da contabilidade, das estratégias de marketing e até mesmo das questões legais que envolvem o desempenho da empresa. Pensando nisso, o Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul) da UCPel tem oportunizado capacitações para os empresários das 14 startups residentes.

O coordenador do Ciemsul, Fábio Castro Neves, explica que propiciar capacitações e mentorias nas áreas de gestão, marketing, comportamento e técnicas faz parte do plano de formação empresarial  construído pelo Centro para assessorar os empreendedores incubados. A partir de temas elencados neste plano professores dos cursos  de Marketing, Ciências Contábeis, Administração e  Direito desenvolvem as capacitações. Alguns projetos de extensão também participam dessa ação e os alunos têm a oportunidade de aplicar na prática conhecimentos adquiridos em sala de aula enquanto auxiliam os empresários.

“Nossa ideia é cada vez mais aproximar a universidade,os cursos, do Ciemsul. Os alunos têm  um bom laboratório dentro das empresas que hoje estão residentes na nossa incubadora. Essa conexão é boa para o nosso aluno, nossa universidade e nosso empreendedor”, ressalta Neves.

A direção correta

Entre abril e maio foram realizadas quatro capacitações, sendo que uma delas foi dividida em quatro módulos relacionados à estruturação de um novo negócio. Os empreendedores também tiveram orientações sobre gestão do tempo, abertura e constituição de empresas, além de mapeamento e gestão de processos.

Para Ricardo Contreira, CEO da startup Busca Breja, as capacitações têm ajudado no direcionamento do negócio. “Quando estamos dentro do negócio é difícil medir se estamos indo na direção certa. As capacitações fazem  com que a gente valide essa direção com pessoas de fora,com alto entendimento em suas áreas , e isso não tem preço”, elogia o residente do Ciemsul.

Novas capacitações

O coordenador do Ciemsul adianta que até julho estão previstas mais seis oportunidades de capacitação. Neste mês estão confirmadas quatro:

• 09/06 -Direito Empresarial, 17h
  • 14/06 -Gestão de Custos, 17h
  • 23/06 -Mapeamento e Gestão de Riscos em Projetos, 19h
  • 25/06 -Design Thinking, 19h

As capacitações são sempre virtuais em salas de acesso restrito por serem destinadas aos empreendedores do Ciemsul.

Redação: Alessandra Senna