Empreender implica mais do que investir em algo novo, exige uma dose de conhecimento geral em várias áreas que podem ser decisivas no futuro do negócio. O empreendedor tem que entender um “pouco de tudo”, ou seja, saber da contabilidade, das estratégias de marketing e até mesmo das questões legais que envolvem o desempenho da empresa. Pensando nisso, o Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul) da UCPel tem oportunizado capacitações para os empresários das 14 startups residentes.
O coordenador do Ciemsul, Fábio Castro Neves, explica que propiciar capacitações e mentorias nas áreas de gestão, marketing, comportamento e técnicas faz parte do plano de formação empresarial construído pelo Centro para assessorar os empreendedores incubados. A partir de temas elencados neste plano professores dos cursos de Marketing, Ciências Contábeis, Administração e Direito desenvolvem as capacitações. Alguns projetos de extensão também participam dessa ação e os alunos têm a oportunidade de aplicar na prática conhecimentos adquiridos em sala de aula enquanto auxiliam os empresários.
“Nossa ideia é cada vez mais aproximar a universidade,os cursos, do Ciemsul. Os alunos têm um bom laboratório dentro das empresas que hoje estão residentes na nossa incubadora. Essa conexão é boa para o nosso aluno, nossa universidade e nosso empreendedor”, ressalta Neves.
Entre abril e maio foram realizadas quatro capacitações, sendo que uma delas foi dividida em quatro módulos relacionados à estruturação de um novo negócio. Os empreendedores também tiveram orientações sobre gestão do tempo, abertura e constituição de empresas, além de mapeamento e gestão de processos.
Para Ricardo Contreira, CEO da startup Busca Breja, as capacitações têm ajudado no direcionamento do negócio. “Quando estamos dentro do negócio é difícil medir se estamos indo na direção certa. As capacitações fazem com que a gente valide essa direção com pessoas de fora,com alto entendimento em suas áreas , e isso não tem preço”, elogia o residente do Ciemsul.
O coordenador do Ciemsul adianta que até julho estão previstas mais seis oportunidades de capacitação. Neste mês estão confirmadas quatro:
As capacitações são sempre virtuais em salas de acesso restrito por serem destinadas aos empreendedores do Ciemsul.
Redação: Alessandra Senna