/ Notícias / Ciemsul certifica quatro empreendimentos para incubação
Ciemsul certifica quatro empreendimentos para incubação
28.05.2009 | 14:16
Ciemsul certifica quatro empreendimentos para incubação
Na tarde do dia 27, o Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) entregou os certificados de aprovação dos Planos de Negócios de quatro empreendimentos que passavam pela fase de pré-incubação. Após defenderem seus projetos, mostrando a viabilidade de suas ideias, os aprovados ingressam, de fato, na incubação, quando passarão a receber orientações sobre os mais variados aspectos da gestão para, ao final de dois anos, lançarem-se no mercado.

QI – Tecnologia da Informação, de José Milach Pereira, Bio Sustent – Soluções Ambientais e Perícias, de Leandro Almeida de Tunes e Rodrigo Brum de Paiva, Sollus Inteligência Geográfica Ltda, de Márcio André Pacheco Midon, e BSTech – Soluções Inteligentes na Web, de Gabriel Fonseca Schulte, foram os empreendimentos certificados.

“Os projetos foram identificados como superviáveis. Não basta ter uma ideia, é preciso transformar em empreendimento. Agora eles são empresas de fato”, destacou o coordenador do Ciemsul, professor Renato Oliveira.

O plano de negócios, pré-requisito para a incubação, parecia, para Leandro Tunes e Rodrigo Paiva, mais uma burocracia. No entanto, foram surpreendidos pela esquematização do negócio que fizeram a partir da consultoria do Plano. “Vimos que não era formalidade apenas, mas um projeto para a empresa ‘se lançar’”, ressaltou Tunes. O estudo da viabilidade econômica também foi classificado como fundamental pelos jovens empresários. “Sem o apoio da incubadora nosso negócio não sairia”, arrematou Paiva.

A próxima fase é fazer estudos e consultorias para “fazer acontecer” o empreendimento. “Essa fase vai ser crucial. Agora temos dois anos para desenvolver o que projetamos no Plano de Negócios”, antecipou Tunes.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?