/ Notícias / Ciemsul agora é Projeto de Extensão
Ciemsul agora é Projeto de Extensão
16.03.2022 | 16:15 | #administracao #edr #ciemsul
Ciemsul agora é Projeto de Extensão

O Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) passa a fazer parte das ações extensionistas da instituição em 2022. Com a coordenação do curso de Administração EaD, o novo projeto de extensão irá atuar na qualificação das empresas incubadas no Ciemsul, aproximando a universidade das startups.

Entre as ações previstas na proposta apresentada à Comissão Permanente de Extensão estão: a captação de novas empresas, assessoria em plano e modelagem de negócios, consultoria e capacitação empresarial. Para o coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR)da UCPel,  gestor do Ciemsul, Fábio Castro Neves, transformar o Centro de Incubação em uma ação extensionista irá proporcionar a aproximação entre a universidade e os empreendedores da cidade e da região. “O nosso aluno contribuirá com os ensinamentos adquiridos na Universidade. Já as empresas terão um acesso facilitado ao conhecimento contido na academia para desenvolver  seus produtos e/ou serviços”, enfatiza Neves.

Participação acadêmica

Operacionalizado no Parque Pelotas Tecnológico, onde já funciona o Ciemsul, o projeto irá contar com a participação inicial de 8 alunos, quatro bolsistas e quatro voluntários. Segundo o coordenador do curso de Administração e também do projeto de extensão, professor Rafael Damé Andretti, além de atuarem nas consultorias junto aos incubados, com  acompanhamento dos professores, os estudantes serão estimulados ao empreendedorismo. “Eles conhecerão o sistema empresarial e, também, serão sensibilizados a buscar espaço para ideias e modelar negócios que apresentem inovação, para que nós tenhamos novas empresas dentro do Ciemsul”, conclui o docente.

Redação: Alessandra Senna