Superação das expectativas. É assim que a equipe organizadora do 17º Congresso de Iniciação Científica da Universidade Católica de Pelotas (CIC/UCPel) define a impressão sobre o evento cuja realização está programada para os dias 28, 29 e 30 de outubro. Encerradas na última terça-feira, 30 de setembro, as inscrições para as mostras de pós-graduação e extensão foram além das 501 registradas em 2007: neste ano, 648 trabalhos serão apresentados. A área que mais tem estudos inscritos é a de Ciências Humanas, com 127.
De acordo com o coordenador de pós-graduação scricto-sensu e pesquisa, professor Ricardo Silva, a mudança na forma de apresentação da extensão, agora focada para a abertura de debates entre os trabalhos, promete ser um dado de destaque nesta edição do Congresso. Na pesquisa, o projeto é aprimorar as discussões já existentes. “A presença de avaliadores externos também deve promover qualidade e, conseqüentemente, provocar a relação entre as áreas do conhecimento”, comentou. “Esperamos que haja uma intensa e produtiva discussão acerca dos assuntos abordados”.
Depois das Ciências Humanas, o segmento com mais trabalhos inscritos é o das Ciências da Saúde, com 124. Em seguida aparecem os trabalhos de Ciências Sociais e Aplicadas, com 113, 82 na área de Ciências Exatas e da Terra, 80 na área de Lingüística, Letras e Artes, 65 na área de Ciências Biológicas, 33 nas Engenharias e 24 nas Ciências Agrárias. Destes 648 estudos, 565 são de pesquisa e 83 de extensão.
Realizado paralelamente com a 7ª Mostra de Pós-graduação e a 4ª Mostra de Extensão, o CIC tem como um de seus principais objetivos estimular a integração e a troca de experiência entre acadêmicos e profissionais das diferentes áreas do conhecimento. O evento também pretende incentivar a formação de iniciantes em pesquisa e extensão, preparando profissionais com postura ético-humanística e competência técnico-científica.
O 17º CIC é uma promoção da UCPel, por meio da Pró-reitoria Acadêmica (PRAC) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs). Mais informações pelos telefones (53)2128.8262 e 2128.8012 ou pelo site
www.ucpel.tche.br/cic.