/ Notícias / Ciclo de palestras do Cetres abordará a relação entre idosos e a reorganização familiar
20.07.2016 | 10:52 | #cetres
O Centro de Extensão à Terceira Idade (Cetres) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em continuidade ao Ciclo de Palestras Conversando com a Terceira Idade, promove nova atividade no dia 27 de julho, às 15h, na sala 100K do Prédio Santa Margarida (rua Padre Anchieta, 1.274, com entrada pela Dom Pedro II). Nesta edição, a explanação estará a cargo do psicólogo Ariel Eduardo Billig, que abordará o tema “A família e o idoso: reorganizações familiares e sociais”.

A palestra tratará das atuais configurações familiares e sua relação com a pessoa idosa, necessitando ela de cuidados ou não. Como a pessoa na velhice acaba por se tornar mais dependente, isso exige adaptações dos parentes. E é nesta etapa que se observam diversas rupturas nas relações familiares. Outro ponto a ser abordado diz respeito à reorganização espacial como, por exemplo, definir o quarto mais adequado e se a casa está adaptada para o idoso.

Billig é graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS) e trabalha como psicólogo clínico com ênfase em terapia cognitivo-comportamental. Tem experiência na área da violência, internação psiquiátrica e sexualidade do idoso. Atualmente, faz Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso na UCPel.

As palestras do Conversando com a Terceira Idade são  destinadas não apenas a pessoas mais velhas, mas também às comunidades universitária e em geral. O objetivo é ampliar conhecimentos e partilhar experiências que permitam refletir  sobre o processo de envelhecimento, de forma que ele ocorra com qualidade.