/ Notícias / Ciclo de Palestras do Cetres aborda a utilização de múltiplos remédios
Ciclo de Palestras do Cetres aborda a utilização de múltiplos remédios
15.06.2016 | 11:08 | #cetres
Ciclo de Palestras do Cetres aborda a utilização de múltiplos remédios
A automedicação e a utilização de múltiplos medicamentos por idosos será o tema do próximo Ciclo de Palestras do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (Cetres/UCPel). A atividade marcada para ocorrer no dia 29 de junho, às 15h, na sala 100k do Prédio Santa Margarida, contará com a participação da farmacêutica da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso, Marcelle Moreira.

O tema da palestra foi proposto devido às diversas reações que podem ocorrer na utilização de múltiplos medicamentos, explica a assistente social do Cetres, Else Elizabeth Madruga. Conforme explica a farmacêutica, a necessidade de múltiplos  agentes terapêuticos e as interações farmacocinéticas e farmacodinâmicas inerentes ao envelhecimento são responsáveis pela grande vulnerabilidade do idoso aos problemas  decorrentes do uso de medicamentos, principalmente quando o uso é feito sem indicação médica.

A atividade é gratuita e aberta à comunidade. O Ciclo de Palestras do Cetres ocorre mensalmente, sempre na última semana do mês e propõe o debate sobre o processo de envelhecimento para a comunidade universitária e pessoas de meia e terceira idade. O Prédio Santa Margarida fica localizado na Rua Padre Anchieta, 1.274, com entrada pelo portão da Rua Dom Pedro II.