A participação do aluno do terceiro semestre do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Ricardo Freitas, no 16º Salão Universitário de Humor da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), em junho, rendeu colocações satisfatórias. Além da menção honrosa pelo trabalho que satiriza o caso Isabella Nardoni, Freitas (também conhecido como Donga) emplacou uma classificação na categoria cartum e concorre à versão Internet da premiação com cinco produções.
A distância entre a profissão a que Donga se prepara para exercer após concluir o curso na UCPel e o ramo das ilustrações parece enorme. Entretanto, ele explica que a afeição pelos quadrinhos é paixão antiga. “Sou formado em Artes Visuais e, inclusive, trabalho como cartunista num jornal da minha cidade, Arroio Grande”, disse o artista plástico, ao comentar que já participou de uma outra edição do Salão da Unimep, além de classificar trabalhos em eventos semelhantes, como o 21º Salão Nacional de Humor de Volta Redonda.
Para Donga, a chance de poder representar a Católica numa premiação que reúne universitários de dentro e fora do país tem grande relevância. “Concorrer com alunos de instituições internacionais e receber este destaque é ótimo. Ainda mais porque fui um dos dois únicos representantes do estado do Rio Grande do Sul no Salão”, completou.
As charges, cartuns, tiras, ilustrações, desenhos e pinturas de Donga podem ser apreciados em seu blog, pelo endereço
http://www.dongadesenhos.blogspot.com/.

Charge sobre caso Isabela ganhou Menção Honrosa