/ Notícias / CETRES/UCPel participa de Audiência Pública sobre a Doença de Alzheimer
CETRES/UCPel participa de Audiência Pública sobre a Doença de Alzheimer
17.09.2014 | 11:37 | #institucional
CETRES/UCPel participa de Audiência Pública sobre a Doença de Alzheimer
O Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (Cetres/UCPel), juntamente com a Câmara Municipal de Pelotas, promove, nesta quinta-feira, dia 18, às 15h, Audiência Pública alusiva ao Dia do Portador da Doença de Alzheimer. A doença, que é mais comum em pessoas da terceira idade, é uma degeneração do cérebro e não se sabe ao certo por que é ocasionada. Devido a isso, ainda não existem métodos de prevenção ou cura.

Para auxiliar familiares e cuidadores dos portadores da doença, o Cetres oferece o Grupo de Apoio a Cuidadores e Familiares de Pessoas com a Doença de Alzheimer, um espaço para compartilhar sentimentos e trocar informações por pessoas que enfrentam problemas semelhantes. Os encontros são semanais e ocorrem sempre às quintas-feiras, no horário das 14h às 16h30min. 

No local, há espaço para os participantes expressarem medos, dificuldades e embaraços que muitos enfrentam ao assumir o papel de cuidador. “Queremos desafiar as barreiras dos cuidados da demência e encorajar os cuidadores e familiares  a receberem orientação e apoio”, comenta a coordenadora do grupo, assistente social Else Elizabeth Madruga. 

Um pouco das dificuldades enfrentadas por portadores e familiares terá espaço na Audiência Pública, promovida pelo vereador Ademar Ornel em conjunto com os vereadores Salvador Ribeiro, Edmar Campos, Marcos Ferreira, Rafael Amaral, Beto da Z3 e Ricardo Santos. A Audiência ocorrerá no Plenário da Câmara Municipal de Pelotas (Rua Quinze de Novembro, 207). 

Sobre o Alzheimer
A Doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência, uma doença progressiva e degenerativa do cérebro que afeta a memória, o pensamento, o comportamento e a emoção, causando confusão e diminuição da capacidade de julgamento. É um tipo de síndrome ou demência crônica cerebral, sendo uma deficiência dos neurotransmissores. A idade é o maior fator de risco, pois se estima que cerca de 5% das pessoas acima de 65 anos e 20% acima de 80 anos vão desenvolver a doença. 

Inscrições para o grupo
Interessados em integrar o Grupo de Apoio a Cuidadores e Familiares de Pessoas com a Doença de Alzheimer podem se inscrever diretamente no Cetres (Av. Domingos de Almeida, 3.150 - 1º andar). Os encontros, assim como as inscrições, são gratuitos. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (53) 3228.9273.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?