Na tarde quente da última sexta-feira (22) um grupo de senhoras que participa do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres) apresentou às outras integrantes da oficina "Conhecendo Pelotas" os prédios históricos que fazem parte do entorno da Praça Coronel Pedro Osório. A oficina, coordenada pela turismóloga, Maria Helena Nobre, surgiu para oferecer ao idoso conhecimentos mais amplos sobre os locais turísticos histórico-culturais da cidade, tendo como finalidade proporcionar lazer e a ampliação de seus horizontes culturais.
Os encontros são semanais, oportunizando conhecimentos gerais sobre o turismo, em que as participantes da oficina estudam a história de Pelotas fazendo visitações às charqueadas, museus, igrejas, galerias de arte e locais com valores históricos e culturais. Para Maria Helena Fagundes, que entrou para a oficina este ano, é um prazer aprender cada dia mais. "Fico encantada e imaginando como seriam as casas quando foram construídas", disse.
Segundo a coordenadora da oficina, é importante se trabalhar com a terceira idade, pois o idoso tem potencial para realizar diversas atividades tendo um ideal a comunicar e uma experiência e ser difundida. Os encontros acontecem todas as sextas-feiras. O Cetres tem sede na avenida Domingos de Almeida, 3.150. Mais informações através do telefone (53) 3228.9273.