Com seus movimentos, ritmo e cores, a Dança do Ventre atrai pessoas de diferentes idades e gêneros. E desde o ano passado, o Centro de Extensão em Atenção a Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove a Oficina de Dança do Ventre. Sucesso entre as senhoras, as dançarinas dizem chamar a atenção em diversas apresentações em eventos da terceira idade.
O grupo de mulheres começou sem nenhum conhecimento acerca da dança, mas com muita vontade de aprender. Aos poucos, elas foram desenvolvendo os movimentos, se sentindo mais à vontade e apresentando um amor ao ritmo, que, segundo elas, mudou completamente o modo como enxergavam a vida. “Com roupas coloridas, maquiagem forte e a elegância dos figurinos, elas se sentem estrelas, brilhando no palco da vida”, diz a coordenadora do Cetres, psicóloga Sulanita Arruda.
A instrutora do grupo de Dança do Ventre, que recebeu o nome de “Rosas do Nilo”, é a bailarina Denise Chagas. Segundo ela, esta oportunidade que está tendo no convívio com as participantes da oficina é um grande aprendizado. “Elas estão sempre de bem com a vida e dispostas a aprender”.
Agora, o Cetres convida mais mulheres a partir de 50 anos a integrarem o grupo desta dança que ajuda a combater a depressão, ativa a memória, fortalece os músculos e melhora mobilidade. Nas aulas, serão apresentadas noções básicas de danças orientais, com diversos passos isolados e coreografias de baixo impacto, respeitando as necessidades e limitações de cada participante.
Para se inscrever no Grupo de Dança do Cetres basta ir à sede do Centro (Avenida Domingos de Almeida, 3.150). As aulas são gratuitas e ocorrem às sextas-feiras, das 14h às 16h. Mais informações pelo telefone (53) 3228-9273.