/ Notícias / Cetres lança projeto Universidade Aberta da Maturidade
Cetres lança projeto Universidade Aberta da Maturidade
03.05.2021 | 13:46 | #cetres
Cetres lança projeto Universidade Aberta da Maturidade

O Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) lança nesta quarta-feira (5), às 14h, o projeto Universidade Aberta da Maturidade (UAMI). Voltada para garantir ao público da terceira idade a aquisição de novos conhecimentos e atualizações, a UAMI nasce com o propósito de resgatar a dignidade e a cidadania, assim como promover qualidade de vida.

Para a atividade inicial, a convidada será a psicóloga especialista em Gerontologia e em Educação em Saúde,  coordenadora da Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (UAPI – Unifesp, São Paulo), Claudia Ajzen. Ela irá apresentar o que faz uma universidade da maturidade, além de compartilhar informações de interesse do público da terceira idade. O encontro ocorrerá através do Google Meet.    

De acordo com a professora do curso de Medicina da UCPel, Isabel Lorenzet, a criação da UAMI será responsável por aproximar o idoso da universidade e o estudante da Católica do idoso. “Teremos ganhos em relação a autonomia, crescimento humano e geração de conhecimentos”, diz. A colaboração dos professores integrantes do Centro de Ciências da Saúde da UCPel e de acadêmicos extensionistas será responsável pela integração acadêmica.

A princípio, todas as atividades propostas pela UAMI serão destinadas a integrantes do Cetres. Além do projeto da nova universidade, o Centro segue com outras ações voltadas aos idosos. Dentre elas estão a realização de encontros, oficinas e iniciativas que propiciem a promoção do bem-estar, qualidade de vida e o protagonismo dos seus participantes.  

Para integrar o Cetres, é necessário ter 50 anos ou mais e entrar em contato pelos telefones: 53 984846379 (Hartur) e 53 981402883 (Diego). Todas as atividades disponibilizadas pelo Cetres são gratuitas. 

 

Universidade Aberta da Maturidade (UAMI)


A ideia de criar a UAMI dentro do Cetres nasceu a partir da experiência vivenciada pela professora Isabel ao cursar sua  especialização em São Paulo. “Na época achei a ideia muito interessante. Penso que todo indivíduo está aberto à informação e ao conhecimento, e nunca é tarde para aprender e crescer como ser humano, em diversos aspectos como intelectual, espiritual e social”.

Coordenado pelo professor do curso de Farmácia, Daniel Schuch, a UAMI terá duração de 2 anos, com atividades teóricas e práticas. Nas atividades práticas, os idosos participarão das oficinas que já existem no Cetres. Para as aulas teóricas, serão disponibilizadas quatro disciplinas: Saúde e Autonomia na Maturidade, Direitos e Cidadania – Construção e Garantias, Envelhecimento Artístico e Projeto Integrador. 

“Os encontros teóricos serão uma vez por semana, com o objetivo de promover um crescimento bio-psico-socio-espiritual e ambiental do ser humano”, completa Isabel. Na disciplina projeto integrador, os idosos serão os protagonistas e coordenarão o encontro, trazendo conhecimentos tanto de sua experiência de vida quanto dos conteúdos disponibilizados pela UAMI. 

Conforme a professora Isabel, existe ainda a previsão de ofertar a partir de 2022 a possibilidade dos integrantes da UAMI frequentarem as disciplinas de cursos de graduação da UCPel, na modalidade de ouvinte. 

A UAMI íntegra o novo Programa de Extensão do Cetres. Além dele, mais três projetos irão ocorrer em 2021: Projeto Multiprofissional em Saúde do Idoso - Oficina Vivendo e Aprendendo; Projeto Cuidado e Auto-estima e o Projeto Ambulatório Multidisciplinar em Saúde do Idoso.

   

Redação: Rita Wicth - MTB 14101 

 

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?