/ Notícias / Cetres é objeto de estudo para pesquisa nacional
Cetres é objeto de estudo para pesquisa nacional
26.03.2009 | 00:00
Cetres é objeto de estudo para pesquisa nacional
O trabalho de socialização do idoso desenvolvido pelo Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (Cetres/UCPel) está servindo de base para um estudo desenvolvido pelo Centro Interdisciplinar de Assistência e Pesquisa em Envelhecimento (CIAPE), de Belo Horizonte. A preocupação com a educação na terceira idade foi o diferencial do Cetres apontado pelo trabalho.

Duas pesquisadoras visitaram o Cetres no dia 26, quando colheram impressões das atividades realizadas. A pesquisa, que elaborará um diagnóstico do funcionamento dos centros de convivência de idosos das regiões Sul e Sudeste, foi solicitada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. No fim do mês de abril, o estudo deve estar concluído e publicado, e servir de base para políticas a serem elaboradas pela Secretaria.

As pesquisadoras Maria Regina Coelho e Marylene Cerqueira de Carvalho destacaram que o Cetres apresenta a preocupação com a educação como diferencial em relação aos demais locais pesquisados. “Todos os centros têm a preocupação de promover o lazer. Mas, o Cetres traz o interesse na educação, incluindo a participação de universitários”, salientou Marylene. “Nossa impressão foi a melhor possível. O Cetres tem um trabalho muito interessante”, concluiu Maria Regina.

Foram 19 municípios das duas regiões selecionados para visita. No Rio Grande do Sul, apenas o Cetres foi visitado.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?